Programação

  • Missão 1

    Discussão entre os participantes da turma para escolher o nome da equipe. 



  • Missão 2

    Roda de ideias para saber o que a turma sabe sobre os assuntos transversais. 

  • Missão 3

    Assistir ao vídeo sobre Cidadania “Turma da Mônica - Cidadania". 

    • Missão 4

      Leitura do livro sobre Democracia “Professor Bóris em Democracia”, de Luciana de Almeida. 

    • Missão 5

      Missão 5: entrevista sobre os temas transversais trabalhados nesta sequência didática:  organizados em trios, os estudantes realizarão entrevista a integrantes da comunidade escolar (+/- 1 hora).

      *Opções de grupos para a entrevista: 

      1) diretoria/coordenação; 

      2) professores; 

      3) funcionários(as); 

      4) estudantes de outras turmas.


      Sugestões de perguntas: 

      1. Você sabe o que é cidadania? Explique. 

      2. Você sabe o que é democracia? Explique. 

      3. Você sabe o que é ECA? Explique. 

      4. Cite exemplos de ações/atitudes que você realiza no seu ambiente de trabalho/estudo relacionadas com os assuntos acima.


      OBS.: entrevista rápida, de 1 a 5 minutos. Pode ser gravado vídeo ou áudio. 

      Sugestões: gravações em forma de reel, sequência de storypodcast, etc. Use a criatividade!

    • Missão Secreta 1

      Fazer uma tabela com direitos e deveres que você exerce (trazer no próximo encontro).

    • Missão 6

      Socialização da Missão 5: relatar o processo para realização da missão e apresentar a entrevista. 

    • Missão 7

      Socialização da Missão Secreta 1 (tabela sobre direitos e deveres exercidos).



    • Missão 8

      Assistir ao vídeo  “Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): saiba o que é”. 


    • Missão 9

      Leitura do livro “ECA em miúdos: Estatuto da Criança e do Adolescente”, do Senado Federal.

    • Missão Secreta 2

      Pesquisar sobre o ECA e inserir aqui um artigo que você achou interessante.

    • Missão Secreta 3

      Pesquisar sobre os canais de denúncia existentes disponíveis para relatar violações ao ECA e criar uma campanha publicitária de denúncias (com ou sem recursos eletrônicos).

      Sugestões: pode-se utilizar/criar sites, blogs, redes sociais, cartazes, panfletos, manifestações artísticas (pintura, música, teatro, dança), etc. 

      Obs.: atividade realizada em grupos de até 5 pessoas.

    • Missão 10

      Socialização da missão secreta 2. (Pesquisar sobre o ECA e inserir aqui um artigo que você achou interessante.)

      • Missão 11

        Tempo em sala para realizar a campanha publicitária e tira-dúvidas com os colegas e o educador. 

        • Missão 12

          Apresentação e análise das campanhas pelos colegas. Feedbacks

          • Missão 13

            Pôr em prática os feedbacks para melhorar a campanha.

            • Missão 14

              Discutir formas de chamar a comunidade escolar para a apresentação/exposição das campanhas e criar o roteiro do evento. 

              • Missão 15

                Apresentação da campanha para a comunidade escolar. 

                • Missão 16

                  Roda de ideias para saber o que a turma assimilou sobre os assuntos transversais. 

                  • Missão 17

                    Autoavaliação, discussão e encerramento.