Informática Educativa - Laboratório II
Programação
-
Discussão entre os participantes da turma para escolher o nome da equipe.
-
Fazer postagens no fórum: 1Vencimento: sexta, 7 out 2022, 20:22
-
-
Roda de ideias para saber o que a turma sabe sobre os assuntos transversais.
-
Acessem para realizar a Missão 2.
-
-
Assistir ao vídeo sobre Cidadania “Turma da Mônica - Cidadania".
-
Leitura do livro sobre Democracia “Professor Bóris em Democracia”, de Luciana de Almeida.
-
Missão 5: entrevista sobre os temas transversais trabalhados nesta sequência didática: organizados em trios, os estudantes realizarão entrevista a integrantes da comunidade escolar (+/- 1 hora).
*Opções de grupos para a entrevista:
1) diretoria/coordenação;
2) professores;
3) funcionários(as);
4) estudantes de outras turmas.
Sugestões de perguntas:1. Você sabe o que é cidadania? Explique.
2. Você sabe o que é democracia? Explique.
3. Você sabe o que é ECA? Explique.
4. Cite exemplos de ações/atitudes que você realiza no seu ambiente de trabalho/estudo relacionadas com os assuntos acima.
OBS.: entrevista rápida, de 1 a 5 minutos. Pode ser gravado vídeo ou áudio.
Sugestões: gravações em forma de reel, sequência de story, podcast, etc. Use a criatividade! -
Fazer uma tabela com direitos e deveres que você exerce (trazer no próximo encontro).
-
Fazer um envio
-
-
Socialização da Missão 5: relatar o processo para realização da missão e apresentar a entrevista.
-
Socialização da Missão Secreta 1 (tabela sobre direitos e deveres exercidos).
-
Assistir ao vídeo “Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): saiba o que é”.
-
Leitura do livro “ECA em miúdos: Estatuto da Criança e do Adolescente”, do Senado Federal.
-
Pesquisar sobre o ECA e inserir aqui um artigo que você achou interessante.
-
Fazer um envio
-
-
Pesquisar sobre os canais de denúncia existentes disponíveis para relatar violações ao ECA e criar uma campanha publicitária de denúncias (com ou sem recursos eletrônicos).
Sugestões: pode-se utilizar/criar sites, blogs, redes sociais, cartazes, panfletos, manifestações artísticas (pintura, música, teatro, dança), etc.
Obs.: atividade realizada em grupos de até 5 pessoas.
-
Fazer um envio
-
-
Socialização da missão secreta 2. (Pesquisar sobre o ECA e inserir aqui um artigo que você achou interessante.)
-
Tempo em sala para realizar a campanha publicitária e tira-dúvidas com os colegas e o educador.
-
Apresentação e análise das campanhas pelos colegas. Feedbacks
-
Pôr em prática os feedbacks para melhorar a campanha.
-
Discutir formas de chamar a comunidade escolar para a apresentação/exposição das campanhas e criar o roteiro do evento.
-
Apresentação da campanha para a comunidade escolar.
-
Roda de ideias para saber o que a turma assimilou sobre os assuntos transversais.
-
Autoavaliação, discussão e encerramento.