Agenda do Curso

  • Projeto Dia da Mulher

    - Orientações iniciais

    - Interpretação de texto: infográfico

    - Língua, linguagem e texto

    - Tipos e gêneros textuais

    - Produção textual: infográfico

  • Postagem do infográfico

  • Vídeo para retextualização

    Produção textual

    Assista à seguinte matéria televisiva: https://www.youtube.com/watch?v=jS2ixHmkRBw. A partir das informações do vídeo, faça uma retextualização para um dos seguintes gêneros: poema, conto, crônica argumentativa ou notícia (escrita).

    • Variação linguística

      Assista aos vídeos:

      a)

      b)

      .

      Escreva um texto dissertativo, em que você:

      1) introduza o assunto "linguagem neutra";

      2) sintetize um argumento contrário à sua utilização;

      3) sintetize um argumento favorável à sua utilização;

      4) conclua com seu posicionamento.


      Lembrete: você deve considerar o assunto do ponto de vista linguístico!

      • Gênero lírico

      • Reescrita do infográfico

        Lembrete!

        Você deve postar dois arquivos:

        1) a primeira versão do infográfico (já avaliado);
        2) a reescrita do infográfico.
      • Gênero dramático

      • Simulado para a prova do dia 11/04

        Atenção!

        Para a prova do dia 11/04, é facultativo o uso de uma "colinha". Ou seja, se você quiser, poderá utilizar um papel com dimensões de 10 cm x 10 cm (2 lados) com o registro manuscrito das principais informações do conteúdo previsto para a prova. Não serão aceitas "colinhas" xerocadas ou impressas.

      • Projeto literário

        Édipo Rei

        Texto:  https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5714402/mod_resource/content/1/S%C3%B3focles%20-%20%C3%89dipo%20Rei.pdf

        Leitura encenada: https://youtu.be/ccJelQPKBMA


        Otelo

        Texto: https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=89144

        Encenação em espanhol: https://www.youtube.com/watch?v=LHGw8iQllzk

        Audiolivro adaptado: https://www.youtube.com/watch?v=_3s4d9iM-J4


        Hamlet

        Texto: em anexo.

        Audiolivro adaptado: https://www.youtube.com/watch?v=MQ5OwE7hNVQ


        O pagador de promessas

        Texto: http://static.sapucaia.ifsul.edu.br/professores/inessacp/Literatura/1_o_pagador_de_promessa%20%281%29.pdf

        Apresentação teatral: https://www.youtube.com/watch?v=ttSn02ccy_s&t=1515s 


      • Fonética

      • Teste 2

      • Literatura - trovadorismo e humanismo

      • Simulado para o teste 3 (feito em aula)

      • TESTE 3 - GABARITO

      • Semântica

      • Atividade para o dia 23/08

        Gêneros textuais: Meme, charge, tira e cartum

        Atividade 1 - diferenciando os gêneros

        1) Assista aos vídeos disponíveis nos links: 

         e 

        2) Responda (individualmente ou em dupla) ao questionário disponível nesse link: https://forms.gle/QjAARvuUo75hUHr37.

        Atividade 2 - produzindo um dos gêneros a partir de obras renascentistas

        1) Visualize obras do Renascimento, disponíveis no link: https://artsandculture.google.com/search/asset/?p=uffizi-gallery&em=m06cvx&categoryId=art-movement

        2) Escolha uma das obras visualizadas no site acima. A partir dela, produza um meme, uma charge, uma tira ou um cartum. Este texto irá integrar a revista que vocês está produzindo.


        Bom trabalho!!!


        • Reportagens para escrita de carta do leitor

          Olá, estudante! Acesse o arquivo designado a você para escrita da carta do leitor. 


          Segue, para seu conhecimento, a tabela de avaliação da revista:

          AVALIAÇÃO DA REVISTA

          Critérios

          Quantidade

          E

          MB

          B

          R

          P

          I

          Capa, formatação e sumário

          1 por grupo

           

           

           

           

           

           

          Seção Jogo da imitação

          1 por grupo

           

           

           

           

           

           

          Entrevista

          1 por grupo

           

           

           

           

           

           

          Editorial

          1 por grupo

           

           

           

           

           

           

          Meme ou texto visual

          1 por pessoa

           

           

           

           

           

           

          Nota jornalística

          1 por pessoa

           

           

           

           

           

           

          Carta do leitor

          1 por pessoa

           

           

           

           

           

           

          Presença de todos os textos livres autorais

          2 por pessoa

           

           

           

           

           

           

          Textos de outras fontes

          4 por grupo

           

           

           

           

           

           

          Participação, assiduidade e entrega nos prazos

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           


        • Quinhentismo

        • Aula 26/09

          Atividades

          1)      Reescreva a carta do leitor, observando os apontamentos da professora. A reescrita deve ser entregue ao(à) professor(a) no primeiro período. Escreva à caneta e lembre-se de colocar seu nome e identificar o destinatário da carta (revista). 

          2)      Realize as atividades propostas no formulário disponível neste link: https://forms.gle/rVSUgcLXgLmGafzE7

          3)      Elabore dois textos livres para integrar a revista (ex.: resenha, dica de livro, infográfico, crônica, poema, charge, biografia etc.). Os textos devem pertencer a gêneros diferentes e ao menos um deles deve ser inédito (não ter sido escrito na etapa I). 


        • Proposta para o trabalho sobre as classes gramaticais

        • Entrega da revista

        • Apresentação sobre classes gramaticais

          Querido(a) estudante!

          A próxima tarefa avaliativa de nossa disciplina será elaborar um pequeno vídeo OU realizar uma apresentação oral (com apoio de slides ou de esquema) frente aos colegas com base em uma dúvida gramatical comum.

          Segue o cronograma de apresentações, de acordo com o que foi combinado em sala de aula.

          Data

          Pergunta/ Assunto

          Estudante responsável

          17/10

          Ensino Médio ou ensino médio/ português ou Português? O que são substantivos próprios e comuns?

          Thayron

          17/10

          Como fazer a concordância de substantivos e adjetivos compostos, como guarda-roupa, azul-marinho, pinga-pinga etc?

          Marcela

          17/10

          Cidadões ou cidadãos ou cidadães? Como saber o plural das palavras terminadas em –ão?

          KAUÃ

          17/10

          A cobra e o cobro? Como saber qual é o feminino dos nomes de animais?

          Matheus

          17/10

          Quais os substantivos coletivos mais comuns? Quais são os mais estranhos?

          João Gabriel

          17/10

          Porta, portinha e portão? Como formar o aumentativo e o diminutivo de substantivos?

          Renan

          17/10

          Como ler os seguintes numerais? Existe alguma regra?

          Século I

          Papa Pio XII

          Capítulo X

          503º capítulo

          4.509º evento

          Grasielle

          31/10

          Existe a expressão “mais maior”? O que é e como usar o grau superlativo do adjetivo?

          Gabriel

          31/10

          O que são locuções adjetivas? É possível substituí-las por uma palavra com o mesmo significado?

           

          31/10

          O que são pronomes?

           

          Michel

          31/10

          Pedi para o mesmo fazer: por que não se pode utilizar a palavra “mesmo” dessa forma?

          Valentina

          31/10

          Para mim fazer?  Quando usar pronomes retos (ele) e oblíquos (o/ lhe)?

           

          Brenda

          31/10

          Quando usar este/ esse e aquele?

          Ricardo

          01/11

          Como usar o pronome “cujo” e suas variações?

          Arthur

          01/11

          “Tenho medo dele sair” ou

           “Tenho medo de ele sair”? Quando usar a contração do pronome com a preposição?

          Rafaela

          01/11

          Como saber se o “a” é preposição ou artigo?

          Ana Júlia

          07/11

          Quais são as formas corretas dos verbos anômalos, como intervir, manter, abolir etc.?

          Cristhian

          07/11

          Quando usar cada um dos tempos pretéritos do Indicativo?

          Fabrício

          07/11

          Quando usar o particípio regular (acendido/ fazido/ pagado) e o irregular (aceso/feito/ pago)?

           

          07/11

          Explica isso ou Explique isso? Como formar o imperativo?

          Rafael

          07/11

          Explica isso ou Explique isso? Como formar o imperativo?

          Iarley

          08/11

          Me deixa ou deixa-me? Quando o pronome oblíquo deve ser anteposto (colocado à frente) ao verbo?

          João Stieven

          08/11

          Me deixa ou deixa-me? Quando o pronome oblíquo deve ser posposto (colocado após) ao verbo?

          BERNARDO

          08/11

          Deixá-lo-ei: essa forma existe na língua portuguesa? O que é a mesóclise?

          Ana Poletto

          14/11

          Comprei bastante balas ou comprei bastantes balas? Quando as palavras muito, bastante e pouco são advérbios?

           

          MAYKEL

          14/11

          Eles saem supercedo de casa? Eles saem cedinho de casa? Eles saem cedão de casa? Como usar adequadamente o superlativo dos advérbios.

           

           

          Marina

          14/11

          Como utilizar adequadamente as conjunções concessivas, como “embora”, “mesmo que” etc.

           

          Tiago

          14/11

          Como usar as conjunções todavia, por conseguinte, contudo, portanto e nem?

           

          Victor

          14/11

           

          Quando e como utilizar “onde” e “aonde”?

           

          Camila

          14/11

          Quais são interjeições mais comuns do gaúcho? Em que contexto é possível utilizá-las?

           

          Yasmin


          Atenção!

          Em cada aula, serão propostas atividades à turma. Ao final, será lançado um desafio. Somente quem souber resolver o desafio e explicá-lo à turma receberá a pontuação máxima (2,0 do teste 2). Aproveito para avisar que o teste 2 de Língua Portuguesa e Literatura está agendado para o dia 21/11.

          Abraços!

          • Entrega final da revista

          • Material de estudo para teste 2

            Teste 2 de Língua Portuguesa: dia 21/11

            CONTEÚDOS

            ·         Barroco

            ·         Identificação da classe gramatical de uma palavra

            ·         Substantivos: próprios e comuns, coletivos, plural das palavras terminadas em –ao

            ·         Adjetivo e locuções adjetivas

            ·         Numerais: algarismos romanos e escrita de numerais

            ·         Artigos: diferenciação entre artigo indefinido, numeral e pronome

            ·         Pronomes: uso dos pronomes pessoais retos e oblíquos, emprego dos pronomes demonstrativos, uso de “mesmo” e de “cujo” e suas variações, colocação pronominal

            ·         Preposição: contração (dele X de ele)

            ·         Verbos: verbos anômalos, irregulares e defectivos mais comuns, emprego do particípio, verbos no Imperativo

            ·         Advérbios: identificação e classificação de advérbios e locuções adverbiais

            ·         Emprego de “onde X aonde”, “bastante X bastantes”

             

            SIMULADO: https://forms.gle/caPhabD5zw6eCtjt6




            Links para materiais não postados:

            Colocação pronominal - Autor: João Sthieven
            https://drive.google.com/file/d/13IsRN5KWxdaqsTa-HPQdwIf0RiUokP-y/view?usp=drive_web

            Para mim fazer? – Autora: Brenda Basso

            https://view.genial.ly/6541a0422d5aed00117415f7/learning-experience-didactic-unit-sequencia-didatica-idiomas

            Quando usar o mesmo? - Autora: Valentina

            https://view.genial.ly/654046ad5ab5150012126059/presentation-o-mesmo


          • Arcadismo