Agenda do Curso

  • Projeto Dia da Mulher

    - Orientações iniciais

    - Interpretação de texto: infográfico

    - Língua, linguagem e texto

    - Tipos e gêneros textuais

    - Produção textual: infográfico

  • Postagem do infográfico

  • Vídeo para retextualização

    Produção textual

    Assista à seguinte matéria televisiva: https://www.youtube.com/watch?v=jS2ixHmkRBw. A partir das informações do vídeo, faça uma retextualização para um dos seguintes gêneros: poema, conto, crônica argumentativa ou notícia (escrita).

  • História da Língua portuguesa (14/03)

  • Variação linguística

    Assista aos vídeos:

    a)

    b)

    .

    Escreva um texto dissertativo, em que você:

    1) introduza o assunto "linguagem neutra";

    2) sintetize um argumento contrário à sua utilização;

    3) sintetize um argumento favorável à sua utilização;

    4) conclua com seu posicionamento.


    Lembrete: você deve considerar o assunto do ponto de vista linguístico!

  • Gênero lírico

  • Reescrita do infográfico

    Lembrete!

    Você deve postar dois arquivos:

    1) a primeira versão do infográfico (já avaliado);
    2) a reescrita do infográfico.
  • Gênero dramático

  • Simulado para a prova do dia 11/04

    Atenção!

    Para a prova do dia 11/04, é facultativo o uso de uma "colinha". Ou seja, se você quiser, poderá utilizar um papel com dimensões de 10 cm x 10 cm (2 lados) com o registro manuscrito das principais informações do conteúdo previsto para a prova. Não serão aceitas "colinhas" xerocadas ou impressas.

  • Projeto literário

    Édipo Rei

    Texto:  https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5714402/mod_resource/content/1/S%C3%B3focles%20-%20%C3%89dipo%20Rei.pdf

    Leitura encenada: https://youtu.be/ccJelQPKBMA


    Otelo

    Texto: https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=89144

    Encenação em espanhol: https://www.youtube.com/watch?v=LHGw8iQllzk

    Audiolivro adaptado: https://www.youtube.com/watch?v=_3s4d9iM-J4


    Hamlet

    Texto: em anexo.

    Audiolivro adaptado: https://www.youtube.com/watch?v=MQ5OwE7hNVQ


    O pagador de promessas

    Texto: http://static.sapucaia.ifsul.edu.br/professores/inessacp/Literatura/1_o_pagador_de_promessa%20%281%29.pdf

    Apresentação teatral: https://www.youtube.com/watch?v=ttSn02ccy_s&t=1515s 


  • Fonética

  • Teste 2

  • Literatura - trovadorismo e humanismo

  • Simulado para o teste 3 (feito em aula)

  • TESTE 3 - GABARITO

  • Semântica

  • PROJETO REVISTA

  • Classicismo

  • Atividade para o dia 23/08

    Gêneros textuais: Meme, charge, tira e cartum

    Atividade 1 - diferenciando os gêneros

    1) Assista aos vídeos disponíveis nos links: 

     e 

    2) Responda (individualmente ou em dupla) ao questionário disponível nesse link: https://forms.gle/QjAARvuUo75hUHr37.

    Atividade 2 - produzindo um dos gêneros a partir de obras renascentistas

    1) Visualize obras do Renascimento, disponíveis no link: https://artsandculture.google.com/search/asset/?p=uffizi-gallery&em=m06cvx&categoryId=art-movement

    2) Escolha uma das obras visualizadas no site acima. A partir dela, produza um meme, uma charge, uma tira ou um cartum. Este texto irá integrar a revista que vocês está produzindo.


    Bom trabalho!!!


  • Reportagens para escrita de carta do leitor

    Olá, estudante! Acesse o arquivo designado a você para escrita da carta do leitor. 


    Segue, para seu conhecimento, a tabela de avaliação da revista:

    AVALIAÇÃO DA REVISTA

    Critérios

    Quantidade

    E

    MB

    B

    R

    P

    I

    Capa, formatação e sumário

    1 por grupo

     

     

     

     

     

     

    Seção Jogo da imitação

    1 por grupo

     

     

     

     

     

     

    Entrevista

    1 por grupo

     

     

     

     

     

     

    Editorial

    1 por grupo

     

     

     

     

     

     

    Meme ou texto visual

    1 por pessoa

     

     

     

     

     

     

    Nota jornalística

    1 por pessoa

     

     

     

     

     

     

    Carta do leitor

    1 por pessoa

     

     

     

     

     

     

    Presença de todos os textos livres autorais

    2 por pessoa

     

     

     

     

     

     

    Textos de outras fontes

    4 por grupo

     

     

     

     

     

     

    Participação, assiduidade e entrega nos prazos

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     


  • Quinhentismo

  • Aula 26/09

    Atividades

    1)      Reescreva a carta do leitor, observando os apontamentos da professora. A reescrita deve ser entregue ao(à) professor(a) no primeiro período. Escreva à caneta e lembre-se de colocar seu nome e identificar o destinatário da carta (revista). 

    2)      Realize as atividades propostas no formulário disponível neste link: https://forms.gle/rVSUgcLXgLmGafzE7

    3)      Elabore dois textos livres para integrar a revista (ex.: resenha, dica de livro, infográfico, crônica, poema, charge, biografia etc.). Os textos devem pertencer a gêneros diferentes e ao menos um deles deve ser inédito (não ter sido escrito na etapa I). 


  • Proposta para o trabalho sobre as classes gramaticais

  • Entrega da revista

  • Apresentação sobre classes gramaticais

    Querido(a) estudante!

    A próxima tarefa avaliativa de nossa disciplina será elaborar um pequeno vídeo OU realizar uma apresentação oral (com apoio de slides ou de esquema) frente aos colegas com base em uma dúvida gramatical comum.

    Segue o cronograma de apresentações, de acordo com o que foi combinado em sala de aula.

    Data

    Pergunta/ Assunto

    Estudante responsável

    17/10

    Ensino Médio ou ensino médio/ português ou Português? O que são substantivos próprios e comuns?

    Thayron

    17/10

    Como fazer a concordância de substantivos e adjetivos compostos, como guarda-roupa, azul-marinho, pinga-pinga etc?

    Marcela

    17/10

    Cidadões ou cidadãos ou cidadães? Como saber o plural das palavras terminadas em –ão?

    KAUÃ

    17/10

    A cobra e o cobro? Como saber qual é o feminino dos nomes de animais?

    Matheus

    17/10

    Quais os substantivos coletivos mais comuns? Quais são os mais estranhos?

    João Gabriel

    17/10

    Porta, portinha e portão? Como formar o aumentativo e o diminutivo de substantivos?

    Renan

    17/10

    Como ler os seguintes numerais? Existe alguma regra?

    Século I

    Papa Pio XII

    Capítulo X

    503º capítulo

    4.509º evento

    Grasielle

    31/10

    Existe a expressão “mais maior”? O que é e como usar o grau superlativo do adjetivo?

    Gabriel

    31/10

    O que são locuções adjetivas? É possível substituí-las por uma palavra com o mesmo significado?

     

    31/10

    O que são pronomes?

     

    Michel

    31/10

    Pedi para o mesmo fazer: por que não se pode utilizar a palavra “mesmo” dessa forma?

    Valentina

    31/10

    Para mim fazer?  Quando usar pronomes retos (ele) e oblíquos (o/ lhe)?

     

    Brenda

    31/10

    Quando usar este/ esse e aquele?

    Ricardo

    01/11

    Como usar o pronome “cujo” e suas variações?

    Arthur

    01/11

    “Tenho medo dele sair” ou

     “Tenho medo de ele sair”? Quando usar a contração do pronome com a preposição?

    Rafaela

    01/11

    Como saber se o “a” é preposição ou artigo?

    Ana Júlia

    07/11

    Quais são as formas corretas dos verbos anômalos, como intervir, manter, abolir etc.?

    Cristhian

    07/11

    Quando usar cada um dos tempos pretéritos do Indicativo?

    Fabrício

    07/11

    Quando usar o particípio regular (acendido/ fazido/ pagado) e o irregular (aceso/feito/ pago)?

     

    07/11

    Explica isso ou Explique isso? Como formar o imperativo?

    Rafael

    07/11

    Explica isso ou Explique isso? Como formar o imperativo?

    Iarley

    08/11

    Me deixa ou deixa-me? Quando o pronome oblíquo deve ser anteposto (colocado à frente) ao verbo?

    João Stieven

    08/11

    Me deixa ou deixa-me? Quando o pronome oblíquo deve ser posposto (colocado após) ao verbo?

    BERNARDO

    08/11

    Deixá-lo-ei: essa forma existe na língua portuguesa? O que é a mesóclise?

    Ana Poletto

    14/11

    Comprei bastante balas ou comprei bastantes balas? Quando as palavras muito, bastante e pouco são advérbios?

     

    MAYKEL

    14/11

    Eles saem supercedo de casa? Eles saem cedinho de casa? Eles saem cedão de casa? Como usar adequadamente o superlativo dos advérbios.

     

     

    Marina

    14/11

    Como utilizar adequadamente as conjunções concessivas, como “embora”, “mesmo que” etc.

     

    Tiago

    14/11

    Como usar as conjunções todavia, por conseguinte, contudo, portanto e nem?

     

    Victor

    14/11

     

    Quando e como utilizar “onde” e “aonde”?

     

    Camila

    14/11

    Quais são interjeições mais comuns do gaúcho? Em que contexto é possível utilizá-las?

     

    Yasmin


    Atenção!

    Em cada aula, serão propostas atividades à turma. Ao final, será lançado um desafio. Somente quem souber resolver o desafio e explicá-lo à turma receberá a pontuação máxima (2,0 do teste 2). Aproveito para avisar que o teste 2 de Língua Portuguesa e Literatura está agendado para o dia 21/11.

    Abraços!

  • Barroco

  • Entrega final da revista

  • Material de estudo para teste 2

    Teste 2 de Língua Portuguesa: dia 21/11

    CONTEÚDOS

    ·         Barroco

    ·         Identificação da classe gramatical de uma palavra

    ·         Substantivos: próprios e comuns, coletivos, plural das palavras terminadas em –ao

    ·         Adjetivo e locuções adjetivas

    ·         Numerais: algarismos romanos e escrita de numerais

    ·         Artigos: diferenciação entre artigo indefinido, numeral e pronome

    ·         Pronomes: uso dos pronomes pessoais retos e oblíquos, emprego dos pronomes demonstrativos, uso de “mesmo” e de “cujo” e suas variações, colocação pronominal

    ·         Preposição: contração (dele X de ele)

    ·         Verbos: verbos anômalos, irregulares e defectivos mais comuns, emprego do particípio, verbos no Imperativo

    ·         Advérbios: identificação e classificação de advérbios e locuções adverbiais

    ·         Emprego de “onde X aonde”, “bastante X bastantes”

     

    SIMULADO: https://forms.gle/caPhabD5zw6eCtjt6




    Links para materiais não postados:

    Colocação pronominal - Autor: João Sthieven
    https://drive.google.com/file/d/13IsRN5KWxdaqsTa-HPQdwIf0RiUokP-y/view?usp=drive_web

    Para mim fazer? – Autora: Brenda Basso

    https://view.genial.ly/6541a0422d5aed00117415f7/learning-experience-didactic-unit-sequencia-didatica-idiomas

    Quando usar o mesmo? - Autora: Valentina

    https://view.genial.ly/654046ad5ab5150012126059/presentation-o-mesmo


  • Arcadismo