Agenda do Curso
Geral
Projeto Dia da Mulher
- Orientações iniciais
- Interpretação de texto: infográfico
- Língua, linguagem e texto
- Tipos e gêneros textuais
- Produção textual: infográfico
Postagem do infográfico
- Aberto: quinta, 2 mar 2023, 00:00Vencimento: terça, 7 mar 2023, 23:59
Vídeo para retextualização
Produção textual
Assista à seguinte matéria televisiva: https://www.youtube.com/watch?v=jS2ixHmkRBw. A partir das informações do vídeo, faça uma retextualização para um dos seguintes gêneros: poema, conto, crônica argumentativa ou notícia (escrita).
História da Língua portuguesa (14/03)
Variação linguística
Assista aos vídeos:
a)
b)
.Escreva um texto dissertativo, em que você:
1) introduza o assunto "linguagem neutra";
2) sintetize um argumento contrário à sua utilização;
3) sintetize um argumento favorável à sua utilização;
4) conclua com seu posicionamento.
Lembrete: você deve considerar o assunto do ponto de vista linguístico!
Gênero lírico
Reescrita do infográfico
Lembrete!
Você deve postar dois arquivos:
1) a primeira versão do infográfico (já avaliado);
2) a reescrita do infográfico.- Aberto: terça, 28 mar 2023, 00:00Vencimento: terça, 11 abr 2023, 08:00
Gênero dramático
Simulado para a prova do dia 11/04
Atenção!
Para a prova do dia 11/04, é facultativo o uso de uma "colinha". Ou seja, se você quiser, poderá utilizar um papel com dimensões de 10 cm x 10 cm (2 lados) com o registro manuscrito das principais informações do conteúdo previsto para a prova. Não serão aceitas "colinhas" xerocadas ou impressas.
- Fechado: terça, 11 abr 2023, 08:00
Projeto literário
Édipo Rei
Texto: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5714402/mod_resource/content/1/S%C3%B3focles%20-%20%C3%89dipo%20Rei.pdf
Leitura encenada: https://youtu.be/ccJelQPKBMA
Otelo
Texto: https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=89144
Encenação em espanhol: https://www.youtube.com/watch?v=LHGw8iQllzk
Audiolivro adaptado: https://www.youtube.com/watch?v=_3s4d9iM-J4
Hamlet
Texto: em anexo.
Audiolivro adaptado: https://www.youtube.com/watch?v=MQ5OwE7hNVQ
O pagador de promessas
Texto: http://static.sapucaia.ifsul.edu.br/professores/inessacp/Literatura/1_o_pagador_de_promessa%20%281%29.pdf
Apresentação teatral: https://www.youtube.com/watch?v=ttSn02ccy_s&t=1515s
Fonética
Teste 2
- Aberto: quarta, 10 mai 2023, 18:00Fechado: terça, 16 mai 2023, 23:59
Literatura - trovadorismo e humanismo
Simulado para o teste 3 (feito em aula)
TESTE 3 - GABARITO
Semântica
PROJETO REVISTA
Classicismo
Link para o kahoot sobre "Os lusíadas": https://kahoot.it/challenge/08714440?challenge-id=a023e0e2-6617-47c5-9ef4-b65036d219e2_1695691666221
Atividade para o dia 23/08
Gêneros textuais: Meme, charge, tira e cartum
Atividade 1 - diferenciando os gêneros
1) Assista aos vídeos disponíveis nos links:
e2) Responda (individualmente ou em dupla) ao questionário disponível nesse link: https://forms.gle/QjAARvuUo75hUHr37.
Atividade 2 - produzindo um dos gêneros a partir de obras renascentistas
1) Visualize obras do Renascimento, disponíveis no link: https://artsandculture.google.com/search/asset/?p=uffizi-gallery&em=m06cvx&categoryId=art-movement
2) Escolha uma das obras visualizadas no site acima. A partir dela, produza um meme, uma charge, uma tira ou um cartum. Este texto irá integrar a revista que vocês está produzindo.
Bom trabalho!!!
Reportagens para escrita de carta do leitor
Olá, estudante! Acesse o arquivo designado a você para escrita da carta do leitor.
Segue, para seu conhecimento, a tabela de avaliação da revista:
AVALIAÇÃO DA REVISTA
Critérios
Quantidade
E
MB
B
R
P
I
Capa, formatação e sumário
1 por grupo
Seção Jogo da imitação
1 por grupo
Entrevista
1 por grupo
Editorial
1 por grupo
Meme ou texto visual
1 por pessoa
Nota jornalística
1 por pessoa
Carta do leitor
1 por pessoa
Presença de todos os textos livres autorais
2 por pessoa
Textos de outras fontes
4 por grupo
Participação, assiduidade e entrega nos prazos
Quinhentismo
Aula 26/09
Atividades
1) Reescreva a carta do leitor, observando os apontamentos da professora. A reescrita deve ser entregue ao(à) professor(a) no primeiro período. Escreva à caneta e lembre-se de colocar seu nome e identificar o destinatário da carta (revista).
2) Realize as atividades propostas no formulário disponível neste link: https://forms.gle/rVSUgcLXgLmGafzE7.
3) Elabore dois textos livres para integrar a revista (ex.: resenha, dica de livro, infográfico, crônica, poema, charge, biografia etc.). Os textos devem pertencer a gêneros diferentes e ao menos um deles deve ser inédito (não ter sido escrito na etapa I).
Proposta para o trabalho sobre as classes gramaticais
Entrega da revista
- Aberto: quarta, 4 out 2023, 00:00Vencimento: quinta, 5 out 2023, 00:00
Apresentação sobre classes gramaticais
Querido(a) estudante!
A próxima tarefa avaliativa de nossa disciplina será elaborar um pequeno vídeo OU realizar uma apresentação oral (com apoio de slides ou de esquema) frente aos colegas com base em uma dúvida gramatical comum.
Segue o cronograma de apresentações, de acordo com o que foi combinado em sala de aula.
Data
Pergunta/ Assunto
Estudante responsável
17/10
Ensino Médio ou ensino médio/ português ou Português? O que são substantivos próprios e comuns?
Thayron
17/10
Como fazer a concordância de substantivos e adjetivos compostos, como guarda-roupa, azul-marinho, pinga-pinga etc?
Marcela
17/10
Cidadões ou cidadãos ou cidadães? Como saber o plural das palavras terminadas em –ão?
KAUÃ
17/10
A cobra e o cobro? Como saber qual é o feminino dos nomes de animais?
Matheus
17/10
Quais os substantivos coletivos mais comuns? Quais são os mais estranhos?
João Gabriel
17/10
Porta, portinha e portão? Como formar o aumentativo e o diminutivo de substantivos?
Renan
17/10
Como ler os seguintes numerais? Existe alguma regra?
Século I
Papa Pio XII
Capítulo X
503º capítulo
4.509º evento
Grasielle
31/10
Existe a expressão “mais maior”? O que é e como usar o grau superlativo do adjetivo?
Gabriel
31/10
O que são locuções adjetivas? É possível substituí-las por uma palavra com o mesmo significado?
31/10
O que são pronomes?
Michel
31/10
Pedi para o mesmo fazer: por que não se pode utilizar a palavra “mesmo” dessa forma?
Valentina
31/10
Para mim fazer? Quando usar pronomes retos (ele) e oblíquos (o/ lhe)?
Brenda
31/10
Quando usar este/ esse e aquele?
Ricardo
01/11
Como usar o pronome “cujo” e suas variações?
Arthur
01/11
“Tenho medo dele sair” ou
“Tenho medo de ele sair”? Quando usar a contração do pronome com a preposição?
Rafaela
01/11
Como saber se o “a” é preposição ou artigo?
Ana Júlia
07/11
Quais são as formas corretas dos verbos anômalos, como intervir, manter, abolir etc.?
Cristhian
07/11
Quando usar cada um dos tempos pretéritos do Indicativo?
Fabrício
07/11
Quando usar o particípio regular (acendido/ fazido/ pagado) e o irregular (aceso/feito/ pago)?
07/11
Explica isso ou Explique isso? Como formar o imperativo?
Rafael
07/11
Explica isso ou Explique isso? Como formar o imperativo?
Iarley
08/11
Me deixa ou deixa-me? Quando o pronome oblíquo deve ser anteposto (colocado à frente) ao verbo?
João Stieven
08/11
Me deixa ou deixa-me? Quando o pronome oblíquo deve ser posposto (colocado após) ao verbo?
BERNARDO
08/11
Deixá-lo-ei: essa forma existe na língua portuguesa? O que é a mesóclise?
Ana Poletto
14/11
Comprei bastante balas ou comprei bastantes balas? Quando as palavras muito, bastante e pouco são advérbios?
MAYKEL
14/11
Eles saem supercedo de casa? Eles saem cedinho de casa? Eles saem cedão de casa? Como usar adequadamente o superlativo dos advérbios.
Marina
14/11
Como utilizar adequadamente as conjunções concessivas, como “embora”, “mesmo que” etc.
Tiago
14/11
Como usar as conjunções todavia, por conseguinte, contudo, portanto e nem?
Victor
14/11
Quando e como utilizar “onde” e “aonde”?
Camila
14/11
Quais são interjeições mais comuns do gaúcho? Em que contexto é possível utilizá-las?
Yasmin
Atenção!
Em cada aula, serão propostas atividades à turma. Ao final, será lançado um desafio. Somente quem souber resolver o desafio e explicá-lo à turma receberá a pontuação máxima (2,0 do teste 2). Aproveito para avisar que o teste 2 de Língua Portuguesa e Literatura está agendado para o dia 21/11.
Abraços!Barroco
Entrega final da revista
- Aberto: quinta, 19 out 2023, 00:00Vencimento: quinta, 26 out 2023, 00:00
Material de estudo para teste 2
Teste 2 de Língua Portuguesa: dia 21/11
CONTEÚDOS
· Barroco
· Identificação da classe gramatical de uma palavra
· Substantivos: próprios e comuns, coletivos, plural das palavras terminadas em –ao
· Adjetivo e locuções adjetivas
· Numerais: algarismos romanos e escrita de numerais
· Artigos: diferenciação entre artigo indefinido, numeral e pronome
· Pronomes: uso dos pronomes pessoais retos e oblíquos, emprego dos pronomes demonstrativos, uso de “mesmo” e de “cujo” e suas variações, colocação pronominal
· Preposição: contração (dele X de ele)
· Verbos: verbos anômalos, irregulares e defectivos mais comuns, emprego do particípio, verbos no Imperativo
· Advérbios: identificação e classificação de advérbios e locuções adverbiais
· Emprego de “onde X aonde”, “bastante X bastantes”
SIMULADO: https://forms.gle/caPhabD5zw6eCtjt6
Links para materiais não postados:
Colocação pronominal - Autor: João Sthieven
https://drive.google.com/file/d/13IsRN5KWxdaqsTa-HPQdwIf0RiUokP-y/view?usp=drive_webPara mim fazer? – Autora: Brenda Basso
Quando usar o mesmo? - Autora: Valentina
https://view.genial.ly/654046ad5ab5150012126059/presentation-o-mesmo
Arcadismo
- Aberto: sexta, 1 dez 2023, 00:00Vencimento: terça, 5 dez 2023, 23:59