Agenda do Curso

  • Projeto Dia da Mulher

    - Orientações iniciais

    - Interpretação de texto: infográfico

    - Língua, linguagem e texto

    - Tipos e gêneros textuais

    - Produção textual: infográfico

  • Postagem do infográfico

  • Retextualização

    Produção textual

    Assista à seguinte matéria televisiva: https://www.youtube.com/watch?v=jS2ixHmkRBw. A partir das informações do vídeo, faça uma retextualização para um dos seguintes gêneros: poema, conto, crônica argumentativa ou notícia (escrita).


  • História da Língua Portuguesa

  • Variação linguística

    Assista aos vídeos:

    a) 

    b) 

    .

    Escreva um texto dissertativo, em que você:

    1) introduza o assunto "linguagem neutra";

    2) sintetize um argumento contrário à sua utilização;

    3) sintetize um argumento favorável à sua utilização;

    4) conclua com seu posicionamento.


    Lembrete: você deve considerar o assunto do ponto de vista linguístico!


  • Gênero lírico

    Tema: escrever haicai em um origami.

    Link para o tutorial do origami: 

  • Postagem da reescrita do infográfico

    Lembrete!

    Você deve postar dois arquivos:

    1) a primeira versão do infográfico (já avaliado);
    2) a reescrita do infográfico.

  • Simulado para a prova do dia 13/04

    Atenção!

    Para a prova do dia 11/04, é facultativo o uso de uma "colinha". Ou seja, se você quiser, poderá utilizar um papel com dimensões de 10 cm x 10 cm (2 lados) com o registro manuscrito das principais informações do conteúdo previsto para a prova. Não serão aceitas "colinhas" xerocadas ou impressas.


  • Gênero dramático

    Atenção!

    Para a prova do dia 11/04, é facultativo o uso de uma "colinha". Ou seja, se você quiser, poderá utilizar um papel com dimensões de 10 cm x 10 cm (2 lados) com o registro manuscrito das principais informações do conteúdo previsto para a prova. Não serão aceitas "colinhas" xerocadas ou impressas.

  • Projeto literário

    Édipo Rei

    Texto:  https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5714402/mod_resource/content/1/S%C3%B3focles%20-%20%C3%89dipo%20Rei.pdf

    Leitura encenada: https://youtu.be/ccJelQPKBMA


    Medeia

    Texto:  https://geha.paginas.ufsc.br/files/2016/03/MEDEIA.pdf

    Musical: https://youtu.be/ZGpEqWu7iX0

    Apresentação em português (Portugal): https://www.youtube.com/watch?v=hD6qFYDrU9A&feature=youtu.be



    Otelo

    Texto: https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=89144

    Encenação em espanhol: https://www.youtube.com/watch?v=LHGw8iQllzk

    Audiolivro adaptado: https://www.youtube.com/watch?v=_3s4d9iM-J4


    Hamlet

    Texto: em anexo.

    Audiolivro adaptado: https://www.youtube.com/watch?v=MQ5OwE7hNVQ


    O pagador de promessas

    Texto: http://static.sapucaia.ifsul.edu.br/professores/inessacp/Literatura/1_o_pagador_de_promessa%20%281%29.pdf

    Apresentação teatral: https://www.youtube.com/watch?v=ttSn02ccy_s&t=1515s 


    Gota d'água

    Texto:  https://dinodealcantarablog.files.wordpress.com/2017/12/chico-buarque-gota-dc3a1gua.pdf

    Apresentação teatral: https://youtu.be/4uWiy63NBgY


  • Teste 2

  • Teste 2

  • Alteração de cronograma - Etapa I

    Olá, estudante!

    Conforme combinado em sala de aula, segue novo cronograma de atividades para o próximo mês.

    30/05

    Aplicação da prova da OBMEP

    01/06

    Congresso de informática.

    06/06

    Crônica: análise de linguagem figurada e características do gênero.

    07/06

    Feriado

    13/06

    Entrega da crônica.

    Morfologia: estrutura das palavras.

    15/06

    Morfologia: estrutura e formação de palavras.

    20/06

    Entrega da pasta de redações.

    Periodização da literatura: Trovadorismo.

    22/06

    Periodização da literatura: Trovadorismo e Humanismo.

    Morfologia: estrutura e formação de palavras.

    27/06

    Teste 3

    29/06

    Exercícios de revisão do teste.

    Síntese do conteúdo trimestral.

    04/07

    Prova substitutiva.

    06/07

    Conselho de classe.


  • Literatura: Trovadorismo e Humanismo

  • Gabarito do teste 3

  • Projeto Revista

  • Literatura: Classicismo

  • Atividades para o dia 12/09

    Gêneros textuais: Meme, charge, tira e cartum

    Atividade 1 - diferenciando os gêneros

    1) Assista aos vídeos disponíveis nos links: 

     e 

    2) Responda (individualmente ou em dupla) ao questionário disponível nesse link: https://forms.gle/ymwRHZftAzmNVvoJ8

    Atividade 2 - produzindo um dos gêneros a partir de obras renascentistas

    1) Visualize obras do Renascimento, disponíveis no link: https://artsandculture.google.com/search/asset/?p=uffizi-gallery&em=m06cvx&categoryId=art-movement

    2) Escolha uma das obras visualizadas no site acima. A partir dela, produza um meme, uma charge, uma tira ou um cartum. Este texto irá integrar a revista que vocês está produzindo.

    Bom trabalho!!!


  • Atividade relativa ao sábado letivo, dia 16/09

    Olá, estudante!

    Na última aula, dia 14/09, falamos sobre o gênero "editorial". Seguem atividades relativas a esse tópico:

    1) realizar as atividades da folha entregue em aula, as quais propõem a interpretação de editoriais;

    2) escrever o editorial a compor sua revista, observando as características do gênero e a adequação linguística;

    3) inserir o texto escrito (editorial) no documento compartilhado (com todos os textos produzidos nesse semestre) com a professora.

    Caso o grupo ainda não tenha compartilhado o documento, por favor, fazê-lo até o dia 19/09 por meio do e-mail tatianekaspari@ifsul.edu.br.

    Bom trabalho!

  • Postagem do documento - revista parcial

    Olá, estudante!

    Faça a postagem do documento no formato .pdf, contendo os textos produzidos pelo grupo até o momento.

    Postagem de 1 arquivo por grupo até o dia 20/09, às 12h.

    Segue, para seu conhecimento, a tabela de avaliação da revista:

    AVALIAÇÃO DA REVISTA

    Critérios

    Quantidade

    E

    MB

    B

    R

    P

    I

    Capa, formatação e sumário

    1 por grupo

     

     

     

     

     

     

    Seção Jogo da imitação

    1 por grupo

     

     

     

     

     

     

    Entrevista

    1 por grupo

     

     

     

     

     

     

    Editorial

    1 por grupo

     

     

     

     

     

     

    Meme ou texto visual

    1 por pessoa

     

     

     

     

     

     

    Nota jornalística

    1 por pessoa

     

     

     

     

     

     

    Carta do leitor

    1 por pessoa

     

     

     

     

     

     

    Presença de todos os textos livres autorais

    2 por pessoa

     

     

     

     

     

     

    Textos de outras fontes

    4 por grupo

     

     

     

     

     

     

    Participação, assiduidade e entrega nos prazos

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     



  • Revistas para escrita da carta do leitor

  • Quinhentismo

  • Aula 26/09

    Atividades

    1)      Realize as atividades propostas no formulário disponível neste link: https://forms.gle/rVSUgcLXgLmGafzE7

    2)      Elabore dois textos livres para integrar a revista (ex.: resenha, dica de livro, infográfico, crônica, poema, charge, biografia etc.). Os textos devem pertencer a gêneros diferentes e ao menos um deles deve ser inédito (não ter sido escrito na etapa I). 


  • Postagem da revista

  • Barroco

  • Trabalho sobre classes gramaticais

    Data

    Pergunta/ Assunto

    Estudante responsável

    26/10

    Ensino Médio ou ensino médio/ português ou Português? O que são substantivos próprios e comuns?

    Mahara

    26/10

    Como fazer a concordância de substantivos e adjetivos compostos, como guarda-roupa, azul-marinho, pinga-pinga etc?

    Gabriel

    26/10

    Cidadões ou cidadãos ou cidadães? Como saber o plural das palavras terminadas em –ão?

    Bruno

    26/10

    Quais os substantivos coletivos mais comuns? Quais são os mais estranhos?

    Manuela

    26/10

    Como ler os seguintes numerais? Existe alguma regra?

    Século I

    Papa Pio XII

    Capítulo X

    503º capítulo

    4.509º evento

    Matheus

    31/10

    Existe a expressão “mais maior”? O que é e como usar o grau superlativo do adjetivo?

    Vitor

    31/10

    O que são locuções adjetivas? É possível substituí-las por uma palavra com o mesmo significado?

    Ana Cristina

    31/10

    O que são pronomes?

     

    Pedro

    31/10

    Pedi para o mesmo fazer: por que não se pode utilizar a palavra “mesmo” dessa forma?

    Gustavo Guedes

    31/10

    Para mim fazer?  Quando usar pronomes retos (ele) e oblíquos (o/ lhe)?

    Iago

    07/11

    Quando usar este/ esse e aquele?

    Ana

    07/11

     

    Como usar o pronome “cujo” e suas variações?

    Nicóly

    07/11

    “Tenho medo dele sair” ou

     “Tenho medo de ele sair”? Quando usar a contração do pronome com a preposição?

    Bernardo

    07/11

    Como saber se o “a” é preposição ou artigo?

    Maria

    09/11

    Quando usar cada um dos tempos pretéritos do Indicativo?

    Gustavo Marcon

    09/11

    Quais são as formas corretas dos verbos anômalos, como intervir, manter, abolir etc.?

    Rafaela

    09/11

    Quando usar o particípio regular (acendido/ fazido/ pagado) e o irregular (aceso/feito/ pago)?

    Arthur

    09/11

    Explica isso ou Explique isso? Como formar o imperativo?

     

    Eduardo Kempfer

    14/11

    Me deixa ou deixa-me? Quando o pronome oblíquo deve ser anteposto (colocado à frente) ao verbo? PRÓCLISE

     

    Sérgio

    14/11

    Me deixa ou deixa-me? Quando o pronome oblíquo deve ser posposto (colocado após) ao verbo? ÊNCLISE

     

    Lucas

    14/11

    Deixá-lo-ei: essa forma existe na língua portuguesa? O que é a mesóclise?

    Stella

    14/11

    Comprei bastante balas ou comprei bastantes balas? Quando as palavras muito, bastante e pouco são advérbios?

     

    Arnaldo

    14/11

    Eles saem supercedo de casa? Eles saem cedinho de casa? Eles saem cedão de casa? Como usar adequadamente o superlativo dos advérbios.

     

     

    Bernardo

    16/11

    Como utilizar adequadamente as conjunções concessivas, como “embora”, “mesmo que” etc.

     

     

    16/11

    Como usar as conjunções todavia, por conseguinte, contudo, portanto e nem?

     

    Eduardo Mayer

    16/11

     

    Quando e como utilizar “onde” e “aonde”?

     

    Lorenzo

    16/11

    Quais são interjeições mais comuns do gaúcho? Em que contexto é possível utilizá-las?

     

    Paulo

  • Entrega final da revista

  • Material de estudo para o teste 2

    Teste 2 de Língua Portuguesa: dia 21/11

    CONTEÚDOS

    ·         Barroco

    ·         Identificação da classe gramatical de uma palavra

    ·         Substantivos: próprios e comuns, coletivos, plural das palavras terminadas em –ao

    ·         Adjetivo e locuções adjetivas

    ·         Numerais: algarismos romanos e escrita de numerais

    ·         Artigos: diferenciação entre artigo indefinido, numeral e pronome

    ·         Pronomes: uso dos pronomes pessoais retos e oblíquos, emprego dos pronomes demonstrativos, uso de “mesmo” e de “cujo” e suas variações, colocação pronominal

    ·         Preposição: contração (dele X de ele)

    ·         Verbos: verbos anômalos, irregulares e defectivos mais comuns, emprego do particípio, verbos no Imperativo

    ·         Advérbios: identificação e classificação de advérbios e locuções adverbiais

    ·         Emprego de “onde X aonde”, “bastante X bastantes”

     

    SIMULADO: https://forms.gle/caPhabD5zw6eCtjt6



    Sugestões de material complementar

    Série "Mapa mental explicado": 

    Mapas mentais e explicações do canal "Descomplica": https://descomplica.com.br/d/vs/portugues/morfologia/classes-gramaticais-ul71z/



    Link para acessar o material:

    1)  de Eduardo Kempfer, a respeito do Modo imperativo: https://www.canva.com/design/DAFzhirY2eA/58te2_9snbzQehN-utKP4A/view?utm_content=DAFzhirY2eA&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=editor

    2) de Maria Eduarda, a respeito da diferenciação entre pronome e artigo: https://drive.google.com/file/d/1KhhhoUq2tJCqlD7Yda-a7ovt-dbeH7kJ/view?usp=drivesdk

  • Arcadismo