Agenda do Curso

  • Projeto Dia da Mulher

    - Orientações iniciais

    - Interpretação de texto: infográfico

    - Língua, linguagem e texto

    - Tipos e gêneros textuais

    - Produção textual: infográfico

  • Postagem do infográfico

  • Retextualização

    Produção textual

    Assista à seguinte matéria televisiva: https://www.youtube.com/watch?v=jS2ixHmkRBw. A partir das informações do vídeo, faça uma retextualização para um dos seguintes gêneros: poema, conto, crônica argumentativa ou notícia (escrita).


    • Variação linguística

      Assista aos vídeos:

      a) 

      b) 

      .

      Escreva um texto dissertativo, em que você:

      1) introduza o assunto "linguagem neutra";

      2) sintetize um argumento contrário à sua utilização;

      3) sintetize um argumento favorável à sua utilização;

      4) conclua com seu posicionamento.


      Lembrete: você deve considerar o assunto do ponto de vista linguístico!


      • Gênero lírico

        Tema: escrever haicai em um origami.

        Link para o tutorial do origami: 

      • Postagem da reescrita do infográfico

        Lembrete!

        Você deve postar dois arquivos:

        1) a primeira versão do infográfico (já avaliado);
        2) a reescrita do infográfico.

      • Simulado para a prova do dia 13/04

        Atenção!

        Para a prova do dia 11/04, é facultativo o uso de uma "colinha". Ou seja, se você quiser, poderá utilizar um papel com dimensões de 10 cm x 10 cm (2 lados) com o registro manuscrito das principais informações do conteúdo previsto para a prova. Não serão aceitas "colinhas" xerocadas ou impressas.


      • Gênero dramático

        Atenção!

        Para a prova do dia 11/04, é facultativo o uso de uma "colinha". Ou seja, se você quiser, poderá utilizar um papel com dimensões de 10 cm x 10 cm (2 lados) com o registro manuscrito das principais informações do conteúdo previsto para a prova. Não serão aceitas "colinhas" xerocadas ou impressas.

      • Projeto literário

        Édipo Rei

        Texto:  https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5714402/mod_resource/content/1/S%C3%B3focles%20-%20%C3%89dipo%20Rei.pdf

        Leitura encenada: https://youtu.be/ccJelQPKBMA


        Medeia

        Texto:  https://geha.paginas.ufsc.br/files/2016/03/MEDEIA.pdf

        Musical: https://youtu.be/ZGpEqWu7iX0

        Apresentação em português (Portugal): https://www.youtube.com/watch?v=hD6qFYDrU9A&feature=youtu.be



        Otelo

        Texto: https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=89144

        Encenação em espanhol: https://www.youtube.com/watch?v=LHGw8iQllzk

        Audiolivro adaptado: https://www.youtube.com/watch?v=_3s4d9iM-J4


        Hamlet

        Texto: em anexo.

        Audiolivro adaptado: https://www.youtube.com/watch?v=MQ5OwE7hNVQ


        O pagador de promessas

        Texto: http://static.sapucaia.ifsul.edu.br/professores/inessacp/Literatura/1_o_pagador_de_promessa%20%281%29.pdf

        Apresentação teatral: https://www.youtube.com/watch?v=ttSn02ccy_s&t=1515s 


        Gota d'água

        Texto:  https://dinodealcantarablog.files.wordpress.com/2017/12/chico-buarque-gota-dc3a1gua.pdf

        Apresentação teatral: https://youtu.be/4uWiy63NBgY


      • Teste 2

      • Teste 2

      • Alteração de cronograma - Etapa I

        Olá, estudante!

        Conforme combinado em sala de aula, segue novo cronograma de atividades para o próximo mês.

        30/05

        Aplicação da prova da OBMEP

        01/06

        Congresso de informática.

        06/06

        Crônica: análise de linguagem figurada e características do gênero.

        07/06

        Feriado

        13/06

        Entrega da crônica.

        Morfologia: estrutura das palavras.

        15/06

        Morfologia: estrutura e formação de palavras.

        20/06

        Entrega da pasta de redações.

        Periodização da literatura: Trovadorismo.

        22/06

        Periodização da literatura: Trovadorismo e Humanismo.

        Morfologia: estrutura e formação de palavras.

        27/06

        Teste 3

        29/06

        Exercícios de revisão do teste.

        Síntese do conteúdo trimestral.

        04/07

        Prova substitutiva.

        06/07

        Conselho de classe.


        • Literatura: Trovadorismo e Humanismo

        • Gabarito do teste 3

        • Literatura: Classicismo

        • Atividades para o dia 12/09

          Gêneros textuais: Meme, charge, tira e cartum

          Atividade 1 - diferenciando os gêneros

          1) Assista aos vídeos disponíveis nos links: 

           e 

          2) Responda (individualmente ou em dupla) ao questionário disponível nesse link: https://forms.gle/ymwRHZftAzmNVvoJ8

          Atividade 2 - produzindo um dos gêneros a partir de obras renascentistas

          1) Visualize obras do Renascimento, disponíveis no link: https://artsandculture.google.com/search/asset/?p=uffizi-gallery&em=m06cvx&categoryId=art-movement

          2) Escolha uma das obras visualizadas no site acima. A partir dela, produza um meme, uma charge, uma tira ou um cartum. Este texto irá integrar a revista que vocês está produzindo.

          Bom trabalho!!!


          • Atividade relativa ao sábado letivo, dia 16/09

            Olá, estudante!

            Na última aula, dia 14/09, falamos sobre o gênero "editorial". Seguem atividades relativas a esse tópico:

            1) realizar as atividades da folha entregue em aula, as quais propõem a interpretação de editoriais;

            2) escrever o editorial a compor sua revista, observando as características do gênero e a adequação linguística;

            3) inserir o texto escrito (editorial) no documento compartilhado (com todos os textos produzidos nesse semestre) com a professora.

            Caso o grupo ainda não tenha compartilhado o documento, por favor, fazê-lo até o dia 19/09 por meio do e-mail tatianekaspari@ifsul.edu.br.

            Bom trabalho!

          • Postagem do documento - revista parcial

            Olá, estudante!

            Faça a postagem do documento no formato .pdf, contendo os textos produzidos pelo grupo até o momento.

            Postagem de 1 arquivo por grupo até o dia 20/09, às 12h.

            Segue, para seu conhecimento, a tabela de avaliação da revista:

            AVALIAÇÃO DA REVISTA

            Critérios

            Quantidade

            E

            MB

            B

            R

            P

            I

            Capa, formatação e sumário

            1 por grupo

             

             

             

             

             

             

            Seção Jogo da imitação

            1 por grupo

             

             

             

             

             

             

            Entrevista

            1 por grupo

             

             

             

             

             

             

            Editorial

            1 por grupo

             

             

             

             

             

             

            Meme ou texto visual

            1 por pessoa

             

             

             

             

             

             

            Nota jornalística

            1 por pessoa

             

             

             

             

             

             

            Carta do leitor

            1 por pessoa

             

             

             

             

             

             

            Presença de todos os textos livres autorais

            2 por pessoa

             

             

             

             

             

             

            Textos de outras fontes

            4 por grupo

             

             

             

             

             

             

            Participação, assiduidade e entrega nos prazos

             

             

             

             

             

             

             

             

             

             

             

             

             

             

             

             



          • Revistas para escrita da carta do leitor

          • Quinhentismo

          • Aula 26/09

            Atividades

            1)      Realize as atividades propostas no formulário disponível neste link: https://forms.gle/rVSUgcLXgLmGafzE7

            2)      Elabore dois textos livres para integrar a revista (ex.: resenha, dica de livro, infográfico, crônica, poema, charge, biografia etc.). Os textos devem pertencer a gêneros diferentes e ao menos um deles deve ser inédito (não ter sido escrito na etapa I). 


            • Postagem da revista

            • Barroco

            • Trabalho sobre classes gramaticais

              Data

              Pergunta/ Assunto

              Estudante responsável

              26/10

              Ensino Médio ou ensino médio/ português ou Português? O que são substantivos próprios e comuns?

              Mahara

              26/10

              Como fazer a concordância de substantivos e adjetivos compostos, como guarda-roupa, azul-marinho, pinga-pinga etc?

              Gabriel

              26/10

              Cidadões ou cidadãos ou cidadães? Como saber o plural das palavras terminadas em –ão?

              Bruno

              26/10

              Quais os substantivos coletivos mais comuns? Quais são os mais estranhos?

              Manuela

              26/10

              Como ler os seguintes numerais? Existe alguma regra?

              Século I

              Papa Pio XII

              Capítulo X

              503º capítulo

              4.509º evento

              Matheus

              31/10

              Existe a expressão “mais maior”? O que é e como usar o grau superlativo do adjetivo?

              Vitor

              31/10

              O que são locuções adjetivas? É possível substituí-las por uma palavra com o mesmo significado?

              Ana Cristina

              31/10

              O que são pronomes?

               

              Pedro

              31/10

              Pedi para o mesmo fazer: por que não se pode utilizar a palavra “mesmo” dessa forma?

              Gustavo Guedes

              31/10

              Para mim fazer?  Quando usar pronomes retos (ele) e oblíquos (o/ lhe)?

              Iago

              07/11

              Quando usar este/ esse e aquele?

              Ana

              07/11

               

              Como usar o pronome “cujo” e suas variações?

              Nicóly

              07/11

              “Tenho medo dele sair” ou

               “Tenho medo de ele sair”? Quando usar a contração do pronome com a preposição?

              Bernardo

              07/11

              Como saber se o “a” é preposição ou artigo?

              Maria

              09/11

              Quando usar cada um dos tempos pretéritos do Indicativo?

              Gustavo Marcon

              09/11

              Quais são as formas corretas dos verbos anômalos, como intervir, manter, abolir etc.?

              Rafaela

              09/11

              Quando usar o particípio regular (acendido/ fazido/ pagado) e o irregular (aceso/feito/ pago)?

              Arthur

              09/11

              Explica isso ou Explique isso? Como formar o imperativo?

               

              Eduardo Kempfer

              14/11

              Me deixa ou deixa-me? Quando o pronome oblíquo deve ser anteposto (colocado à frente) ao verbo? PRÓCLISE

               

              Sérgio

              14/11

              Me deixa ou deixa-me? Quando o pronome oblíquo deve ser posposto (colocado após) ao verbo? ÊNCLISE

               

              Lucas

              14/11

              Deixá-lo-ei: essa forma existe na língua portuguesa? O que é a mesóclise?

              Stella

              14/11

              Comprei bastante balas ou comprei bastantes balas? Quando as palavras muito, bastante e pouco são advérbios?

               

              Arnaldo

              14/11

              Eles saem supercedo de casa? Eles saem cedinho de casa? Eles saem cedão de casa? Como usar adequadamente o superlativo dos advérbios.

               

               

              Bernardo

              16/11

              Como utilizar adequadamente as conjunções concessivas, como “embora”, “mesmo que” etc.

               

               

              16/11

              Como usar as conjunções todavia, por conseguinte, contudo, portanto e nem?

               

              Eduardo Mayer

              16/11

               

              Quando e como utilizar “onde” e “aonde”?

               

              Lorenzo

              16/11

              Quais são interjeições mais comuns do gaúcho? Em que contexto é possível utilizá-las?

               

              Paulo

              • Entrega final da revista

              • Material de estudo para o teste 2

                Teste 2 de Língua Portuguesa: dia 21/11

                CONTEÚDOS

                ·         Barroco

                ·         Identificação da classe gramatical de uma palavra

                ·         Substantivos: próprios e comuns, coletivos, plural das palavras terminadas em –ao

                ·         Adjetivo e locuções adjetivas

                ·         Numerais: algarismos romanos e escrita de numerais

                ·         Artigos: diferenciação entre artigo indefinido, numeral e pronome

                ·         Pronomes: uso dos pronomes pessoais retos e oblíquos, emprego dos pronomes demonstrativos, uso de “mesmo” e de “cujo” e suas variações, colocação pronominal

                ·         Preposição: contração (dele X de ele)

                ·         Verbos: verbos anômalos, irregulares e defectivos mais comuns, emprego do particípio, verbos no Imperativo

                ·         Advérbios: identificação e classificação de advérbios e locuções adverbiais

                ·         Emprego de “onde X aonde”, “bastante X bastantes”

                 

                SIMULADO: https://forms.gle/caPhabD5zw6eCtjt6



                Sugestões de material complementar

                Série "Mapa mental explicado": 

                Mapas mentais e explicações do canal "Descomplica": https://descomplica.com.br/d/vs/portugues/morfologia/classes-gramaticais-ul71z/



                Link para acessar o material:

                1)  de Eduardo Kempfer, a respeito do Modo imperativo: https://www.canva.com/design/DAFzhirY2eA/58te2_9snbzQehN-utKP4A/view?utm_content=DAFzhirY2eA&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=editor

                2) de Maria Eduarda, a respeito da diferenciação entre pronome e artigo: https://drive.google.com/file/d/1KhhhoUq2tJCqlD7Yda-a7ovt-dbeH7kJ/view?usp=drivesdk

              • Arcadismo