Agenda do Curso
Geral
Projeto Dia da Mulher
- Orientações iniciais
- Interpretação de texto: infográfico
- Língua, linguagem e texto
- Tipos e gêneros textuais
- Produção textual: infográfico
Postagem do infográfico
- Aberto: quinta, 2 mar 2023, 00:00Vencimento: terça, 7 mar 2023, 23:59
Retextualização
Produção textual
Assista à seguinte matéria televisiva: https://www.youtube.com/watch?v=jS2ixHmkRBw. A partir das informações do vídeo, faça uma retextualização para um dos seguintes gêneros: poema, conto, crônica argumentativa ou notícia (escrita).
História da Língua Portuguesa
Variação linguística
Assista aos vídeos:
a)
b)
.Escreva um texto dissertativo, em que você:
1) introduza o assunto "linguagem neutra";
2) sintetize um argumento contrário à sua utilização;
3) sintetize um argumento favorável à sua utilização;
4) conclua com seu posicionamento.
Lembrete: você deve considerar o assunto do ponto de vista linguístico!
Gênero lírico
Tema: escrever haicai em um origami.
Link para o tutorial do origami:
.Postagem da reescrita do infográfico
Lembrete!
Você deve postar dois arquivos:
1) a primeira versão do infográfico (já avaliado);
2) a reescrita do infográfico.- Aberto: quinta, 23 mar 2023, 00:00Vencimento: quarta, 5 abr 2023, 00:00
Simulado para a prova do dia 13/04
Atenção!
Para a prova do dia 11/04, é facultativo o uso de uma "colinha". Ou seja, se você quiser, poderá utilizar um papel com dimensões de 10 cm x 10 cm (2 lados) com o registro manuscrito das principais informações do conteúdo previsto para a prova. Não serão aceitas "colinhas" xerocadas ou impressas.
- Fechado: quinta, 13 abr 2023, 08:01
Gênero dramático
Atenção!
Para a prova do dia 11/04, é facultativo o uso de uma "colinha". Ou seja, se você quiser, poderá utilizar um papel com dimensões de 10 cm x 10 cm (2 lados) com o registro manuscrito das principais informações do conteúdo previsto para a prova. Não serão aceitas "colinhas" xerocadas ou impressas.
Projeto literário
Édipo Rei
Texto: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5714402/mod_resource/content/1/S%C3%B3focles%20-%20%C3%89dipo%20Rei.pdf
Leitura encenada: https://youtu.be/ccJelQPKBMA
Medeia
Texto: https://geha.paginas.ufsc.br/files/2016/03/MEDEIA.pdf
Musical: https://youtu.be/ZGpEqWu7iX0
Apresentação em português (Portugal): https://www.youtube.com/watch?v=hD6qFYDrU9A&feature=youtu.be
Otelo
Texto: https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=89144
Encenação em espanhol: https://www.youtube.com/watch?v=LHGw8iQllzk
Audiolivro adaptado: https://www.youtube.com/watch?v=_3s4d9iM-J4
Hamlet
Texto: em anexo.
Audiolivro adaptado: https://www.youtube.com/watch?v=MQ5OwE7hNVQ
O pagador de promessas
Texto: http://static.sapucaia.ifsul.edu.br/professores/inessacp/Literatura/1_o_pagador_de_promessa%20%281%29.pdf
Apresentação teatral: https://www.youtube.com/watch?v=ttSn02ccy_s&t=1515s
Gota d'água
Texto: https://dinodealcantarablog.files.wordpress.com/2017/12/chico-buarque-gota-dc3a1gua.pdf
Apresentação teatral: https://youtu.be/4uWiy63NBgY
Teste 2
- Fechado: quinta, 18 mai 2023, 08:00
Teste 2
- Fechado: quinta, 18 mai 2023, 08:00
Alteração de cronograma - Etapa I
Olá, estudante!
Conforme combinado em sala de aula, segue novo cronograma de atividades para o próximo mês.
30/05
Aplicação da prova da OBMEP
01/06
Congresso de informática.
06/06
Crônica: análise de linguagem figurada e características do gênero.
07/06
Feriado
13/06
Entrega da crônica.
Morfologia: estrutura das palavras.
15/06
Morfologia: estrutura e formação de palavras.
20/06
Entrega da pasta de redações.
Periodização da literatura: Trovadorismo.
22/06
Periodização da literatura: Trovadorismo e Humanismo.
Morfologia: estrutura e formação de palavras.
27/06
Teste 3
29/06
Exercícios de revisão do teste.
Síntese do conteúdo trimestral.
04/07
Prova substitutiva.
06/07
Conselho de classe.
Literatura: Trovadorismo e Humanismo
Gabarito do teste 3
Projeto Revista
Literatura: Classicismo
Atividades para o dia 12/09
Gêneros textuais: Meme, charge, tira e cartum
Atividade 1 - diferenciando os gêneros
1) Assista aos vídeos disponíveis nos links:
e2) Responda (individualmente ou em dupla) ao questionário disponível nesse link: https://forms.gle/ymwRHZftAzmNVvoJ8
Atividade 2 - produzindo um dos gêneros a partir de obras renascentistas
1) Visualize obras do Renascimento, disponíveis no link: https://artsandculture.google.com/search/asset/?p=uffizi-gallery&em=m06cvx&categoryId=art-movement
2) Escolha uma das obras visualizadas no site acima. A partir dela, produza um meme, uma charge, uma tira ou um cartum. Este texto irá integrar a revista que vocês está produzindo.
Bom trabalho!!!
Atividade relativa ao sábado letivo, dia 16/09
Olá, estudante!
Na última aula, dia 14/09, falamos sobre o gênero "editorial". Seguem atividades relativas a esse tópico:
1) realizar as atividades da folha entregue em aula, as quais propõem a interpretação de editoriais;
2) escrever o editorial a compor sua revista, observando as características do gênero e a adequação linguística;
3) inserir o texto escrito (editorial) no documento compartilhado (com todos os textos produzidos nesse semestre) com a professora.
Caso o grupo ainda não tenha compartilhado o documento, por favor, fazê-lo até o dia 19/09 por meio do e-mail tatianekaspari@ifsul.edu.br.
Bom trabalho!
Postagem do documento - revista parcial
Olá, estudante!
Faça a postagem do documento no formato .pdf, contendo os textos produzidos pelo grupo até o momento.
Postagem de 1 arquivo por grupo até o dia 20/09, às 12h.
Segue, para seu conhecimento, a tabela de avaliação da revista:
AVALIAÇÃO DA REVISTA
Critérios
Quantidade
E
MB
B
R
P
I
Capa, formatação e sumário
1 por grupo
Seção Jogo da imitação
1 por grupo
Entrevista
1 por grupo
Editorial
1 por grupo
Meme ou texto visual
1 por pessoa
Nota jornalística
1 por pessoa
Carta do leitor
1 por pessoa
Presença de todos os textos livres autorais
2 por pessoa
Textos de outras fontes
4 por grupo
Participação, assiduidade e entrega nos prazos
- Aberto: terça, 19 set 2023, 00:00Vencimento: quarta, 20 set 2023, 12:00
Revistas para escrita da carta do leitor
Quinhentismo
Aula 26/09
Atividades
1) Realize as atividades propostas no formulário disponível neste link: https://forms.gle/rVSUgcLXgLmGafzE7.
2) Elabore dois textos livres para integrar a revista (ex.: resenha, dica de livro, infográfico, crônica, poema, charge, biografia etc.). Os textos devem pertencer a gêneros diferentes e ao menos um deles deve ser inédito (não ter sido escrito na etapa I).
Postagem da revista
- Aberto: quinta, 5 out 2023, 00:00
Barroco
Trabalho sobre classes gramaticais
Data
Pergunta/ Assunto
Estudante responsável
26/10
Ensino Médio ou ensino médio/ português ou Português? O que são substantivos próprios e comuns?
Mahara
26/10
Como fazer a concordância de substantivos e adjetivos compostos, como guarda-roupa, azul-marinho, pinga-pinga etc?
Gabriel
26/10
Cidadões ou cidadãos ou cidadães? Como saber o plural das palavras terminadas em –ão?
Bruno
26/10
Quais os substantivos coletivos mais comuns? Quais são os mais estranhos?
Manuela
26/10
Como ler os seguintes numerais? Existe alguma regra?
Século I
Papa Pio XII
Capítulo X
503º capítulo
4.509º evento
Matheus
31/10
Existe a expressão “mais maior”? O que é e como usar o grau superlativo do adjetivo?
Vitor
31/10
O que são locuções adjetivas? É possível substituí-las por uma palavra com o mesmo significado?
Ana Cristina
31/10
O que são pronomes?
Pedro
31/10
Pedi para o mesmo fazer: por que não se pode utilizar a palavra “mesmo” dessa forma?
Gustavo Guedes
31/10
Para mim fazer? Quando usar pronomes retos (ele) e oblíquos (o/ lhe)?
Iago
07/11
Quando usar este/ esse e aquele?
Ana
07/11
Como usar o pronome “cujo” e suas variações?
Nicóly
07/11
“Tenho medo dele sair” ou
“Tenho medo de ele sair”? Quando usar a contração do pronome com a preposição?
Bernardo
07/11
Como saber se o “a” é preposição ou artigo?
Maria
09/11
Quando usar cada um dos tempos pretéritos do Indicativo?
Gustavo Marcon
09/11
Quais são as formas corretas dos verbos anômalos, como intervir, manter, abolir etc.?
Rafaela
09/11
Quando usar o particípio regular (acendido/ fazido/ pagado) e o irregular (aceso/feito/ pago)?
Arthur
09/11
Explica isso ou Explique isso? Como formar o imperativo?
Eduardo Kempfer
14/11
Me deixa ou deixa-me? Quando o pronome oblíquo deve ser anteposto (colocado à frente) ao verbo? PRÓCLISE
Sérgio
14/11
Me deixa ou deixa-me? Quando o pronome oblíquo deve ser posposto (colocado após) ao verbo? ÊNCLISE
Lucas
14/11
Deixá-lo-ei: essa forma existe na língua portuguesa? O que é a mesóclise?
Stella
14/11
Comprei bastante balas ou comprei bastantes balas? Quando as palavras muito, bastante e pouco são advérbios?
Arnaldo
14/11
Eles saem supercedo de casa? Eles saem cedinho de casa? Eles saem cedão de casa? Como usar adequadamente o superlativo dos advérbios.
Bernardo
16/11
Como utilizar adequadamente as conjunções concessivas, como “embora”, “mesmo que” etc.
16/11
Como usar as conjunções todavia, por conseguinte, contudo, portanto e nem?
Eduardo Mayer
16/11
Quando e como utilizar “onde” e “aonde”?
Lorenzo
16/11
Quais são interjeições mais comuns do gaúcho? Em que contexto é possível utilizá-las?
Paulo
Entrega final da revista
- Aberto: quinta, 19 out 2023, 00:00Vencimento: quinta, 26 out 2023, 08:00
Material de estudo para o teste 2
Teste 2 de Língua Portuguesa: dia 21/11
CONTEÚDOS
· Barroco
· Identificação da classe gramatical de uma palavra
· Substantivos: próprios e comuns, coletivos, plural das palavras terminadas em –ao
· Adjetivo e locuções adjetivas
· Numerais: algarismos romanos e escrita de numerais
· Artigos: diferenciação entre artigo indefinido, numeral e pronome
· Pronomes: uso dos pronomes pessoais retos e oblíquos, emprego dos pronomes demonstrativos, uso de “mesmo” e de “cujo” e suas variações, colocação pronominal
· Preposição: contração (dele X de ele)
· Verbos: verbos anômalos, irregulares e defectivos mais comuns, emprego do particípio, verbos no Imperativo
· Advérbios: identificação e classificação de advérbios e locuções adverbiais
· Emprego de “onde X aonde”, “bastante X bastantes”
SIMULADO: https://forms.gle/caPhabD5zw6eCtjt6
Sugestões de material complementar
Série "Mapa mental explicado":
Mapas mentais e explicações do canal "Descomplica": https://descomplica.com.br/d/vs/portugues/morfologia/classes-gramaticais-ul71z/
Link para acessar o material:
1) de Eduardo Kempfer, a respeito do Modo imperativo: https://www.canva.com/design/
DAFzhirY2eA/58te2_9snbzQehN- utKP4A/view?utm_content= DAFzhirY2eA&utm_campaign= designshare&utm_medium=link& utm_source=editor 2) de Maria Eduarda, a respeito da diferenciação entre pronome e artigo: https://drive.google.com/file/
d/1KhhhoUq2tJCqlD7Yda-a7ovt- dbeH7kJ/view?usp=drivesdk Arcadismo
- Aberto: sexta, 1 dez 2023, 00:00Vencimento: terça, 5 dez 2023, 23:00