Agenda do Curso

  • Geral

    Prezado aluno,

    Seja bem-vindo à disciplina de Redação Técnica e Expressão Oral II!

    Neste ambiente, compartilharei alguns dos materiais utilizados em aula, bem como atividades remotas complementares. Fique à vontade para entrar em contato comigo sempre que houver alguma dúvida ou sugestão.
    Atenciosamente,
    Profª. Mariana Klafke                        

    E-mail: marianaklafke@ifsul.edu.br


  • 26 de fevereiro

  • 11 de março

  • 18 de março

  • 25 de março

    Nessa semana, conforme é possível conferir nos slides sobre e-mail profissional, você tem uma tarefa de casa: escrever um e-mail profissional para a professora, como se fosse para o gerente de seu setor no trabalhoA seguir são apresentados alguns assuntos de e-mail que você pode usar:

    1) Pedido de aquisição de material

    2) Desentendimentos entre funcionários do setor de produção

    3) Problema no recebimento de mercadorias

    4) Agendamento de reunião

    Você deve enviar o e-mail para marianaklafke@ifsul.edu.br. Não esqueça de seguir as orientações apresentadas nos slides!


  • 1 de abril

    Nessa semana, vimos em aula as caraterísticas de um fichamento e um mapa mental. Agora, vocês terão duas semanas para fazer um trabalho avaliativo com esses gêneros. Em duplas, vocês realizarão a leitura de um artigo científico selecionado pela professora e a partir disso elaborar um fichamento de leitura e um mapa mental.

    ● O fichamento seguirá um modelo disponível aqui no moodle.

    ● O mapa mental será elaborado em um dos sites listados abaixo pela professora.

    Data de entrega: 15 de abril (via moodle)


    Duplas/Trio para o trabalho:

    • William e Júnior
    • Ronaldo e Everton
    • Leonardo e Marcelo
    • Tiago e Henrique
    • Jones e Douglas
    • Deives, Taigor e Vagner


    Sites para criar o mapa mental:

  • 8 de abril

    Nesta aula, revisamos as produções escritas de e-mail profissional e resumo. Também propus alguns exercícios de sintaxe básica, que estão abaixo, e devem ser entregues. 

  • 15 de julho

  • Concordância

    Nas últimas duas aulas, vimos algumas regras de concordância nominal e verbal. Relembre o conteúdo vista em aula abaixo e responda ao questionário do googleforms ao final!


    Concordância nominal

    Regra geral: O substantivo e todos os seus determinantes (artigos, adjetivos, pronomes e numerais) concordam em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural). 

    Regras específicas vistas em aula: 

    1) A palavra "anexo" deve concordar em gênero e número com o substantivo, mas a expressão "em anexo" não varia. Exemplos:

    Segue anexo o recibo.

    Segue anexa a fatura.

    Segue em anexo o recibo.

    Segue em anexo a fatura.

    2) Quando tem a função de adjetivo, a palavra "bastante" deve concordar em número com o substantivo, mas quando é advérbio ela não varia. Exemplos:

    Recebemos bastantes telefonemas.

    Venderam bastantes produtos.

    Eles cantam bastante bem.

    Fomos bastante amigos.

    3) Quando tem a função de adjetivo, a palavra "meio" deve concordar em gênero e número com o substantivo, mas quando tem função de advérbio ela não varia. Exemplos:

    Atrasado, tomou meio copo de leite e saiu correndo.

    Atrasado, tomou meia xícara de leite e saiu correndo.

    Ele é meio maluco.

    Ela é meio maluca.

    4) A palavra "menos" não varia. Exemplos:

    Hoje, tenho menos alunos.

    Hoje, tenho menos alunas.

    5) As expressões "é proibido, é bom, é necessário" não variam, a não ser que sejam acompanhadas por determinantes (como artigos, por exemplo) que as modifiquem. Exemplos:

    É proibido entrada.

    É proibida a entrada.

    Verdura é bom.

    A verdura é boa.

    Paciência é necessário.

    A paciência é necessária.


    Concordância verbal

    Regra geral: O verbo concorda em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da oração. 

    Regras específicas vistas em aula:

    1) Quando o sujeito é coletivo, o verbo fica sempre no singular. Porém, se o coletivo estiver especificado, o verbo pode ser conjugado no singular ou no plural. Exemplos:

    A multidão ultrapassou o limite.

    A multidão de fãs ultrapassou o limite.

    A multidão de fãs ultrapassaram o limite.

    2) Nas expressões "mais de", "menos de", "cerca de", o verbo concorda com o numeral. Exemplos:

    Mais de uma mulher quis trocar as mercadorias.

    Mais de duas pessoas chegaram antes do horário.

    3) Com a expressão "um dos que", o verbo pode ser conjugado no singular ou no plural. Exemplos:

    Ele foi um dos que mais contribuiu.

    Ele foi um dos que mais contribuíram.

    4) Na concordância com sujeito formado por pessoas gramaticais diferentes, o verbo vai para o plural e concorda com a pessoa, por ordem de prioridade. Exemplos:

    Eu, tu e Cássio só chegaremos ao fim da noite.

    (eu, 1.ª pessoa + tu, 2.ª pessoa + ele, 3.ª pessoa), ou seja, a 1.ª pessoa do singular tem prioridade e, no plural, ela equivale a nós, ou seja, "nós chegaremos".

    Jair e eu conseguimos comprar um apartamento.

    (eu, 1.ª pessoa + Jair, 3.ª pessoa). Aqui também é a 1.ª pessoa do singular que tem prioridade. No plural, ela equivale a nós, ou seja, "nós conseguimos".

    5) Os verbos impessoais - haver, com sentido de existir, fazer, com sentido de tempo decorrido, e verbos que manifestam fenômenos naturais - sempre são conjugados na 3.ª pessoa do singular. Exemplos:

    Havia muitos copos naquela mesa.

    Faz cinco meses que me mudei.

    Choveu muito nesse inverno.



  • 22 de julho