Agenda do Curso
Geral
Prezado aluno,
Seja bem-vindo à disciplina de Redação Técnica e Expressão Oral II!
Neste ambiente, compartilharei alguns dos materiais utilizados em aula, bem como atividades remotas complementares. Fique à vontade para entrar em contato comigo sempre que houver alguma dúvida ou sugestão.
Atenciosamente,
Profª. Mariana KlafkeE-mail: marianaklafke@ifsul.edu.br
26 de fevereiro
4 de março
11 de março
18 de março
25 de março
Nessa semana, conforme é possível conferir nos slides sobre e-mail profissional, você tem uma tarefa de casa: escrever um e-mail profissional para a professora, como se fosse para o gerente de seu setor no trabalho. A seguir são apresentados alguns assuntos de e-mail que você pode usar:
1) Pedido de aquisição de material
2) Desentendimentos entre funcionários do setor de produção
3) Problema no recebimento de mercadorias
4) Agendamento de reunião
Você deve enviar o e-mail para marianaklafke@ifsul.edu.br. Não esqueça de seguir as orientações apresentadas nos slides!
1 de abril
Nessa semana, vimos em aula as caraterísticas de um fichamento e um mapa mental. Agora, vocês terão duas semanas para fazer um trabalho avaliativo com esses gêneros. Em duplas, vocês realizarão a leitura de um artigo científico selecionado pela professora e a partir disso elaborar um fichamento de leitura e um mapa mental.
● O fichamento seguirá um modelo disponível aqui no moodle.
● O mapa mental será elaborado em um dos sites listados abaixo pela professora.
Data de entrega: 15 de abril (via moodle)
Duplas/Trio para o trabalho:
- William e Júnior
- Ronaldo e Everton
- Leonardo e Marcelo
- Tiago e Henrique
- Jones e Douglas
- Deives, Taigor e Vagner
Sites para criar o mapa mental:
8 de abril
Nesta aula, revisamos as produções escritas de e-mail profissional e resumo. Também propus alguns exercícios de sintaxe básica, que estão abaixo, e devem ser entregues.
8 julho
15 de julho
Concordância
Nas últimas duas aulas, vimos algumas regras de concordância nominal e verbal. Relembre o conteúdo vista em aula abaixo e responda ao questionário do googleforms ao final!
Concordância nominal
Regra geral: O substantivo e todos os seus determinantes (artigos, adjetivos, pronomes e numerais) concordam em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural).
Regras específicas vistas em aula:
1) A palavra "anexo" deve concordar em gênero e número com o substantivo, mas a expressão "em anexo" não varia. Exemplos:
Segue anexo o recibo.
Segue anexa a fatura.
Segue em anexo o recibo.
Segue em anexo a fatura.
2) Quando tem a função de adjetivo, a palavra "bastante" deve concordar em número com o substantivo, mas quando é advérbio ela não varia. Exemplos:
Recebemos bastantes telefonemas.
Venderam bastantes produtos.
Eles cantam bastante bem.
Fomos bastante amigos.
3) Quando tem a função de adjetivo, a palavra "meio" deve concordar em gênero e número com o substantivo, mas quando tem função de advérbio ela não varia. Exemplos:
Atrasado, tomou meio copo de leite e saiu correndo.
Atrasado, tomou meia xícara de leite e saiu correndo.
Ele é meio maluco.
Ela é meio maluca.
4) A palavra "menos" não varia. Exemplos:
Hoje, tenho menos alunos.
Hoje, tenho menos alunas.
5) As expressões "é proibido, é bom, é necessário" não variam, a não ser que sejam acompanhadas por determinantes (como artigos, por exemplo) que as modifiquem. Exemplos:
É proibido entrada.
É proibida a entrada.
Verdura é bom.
A verdura é boa.
Paciência é necessário.
A paciência é necessária.
Concordância verbal
Regra geral: O verbo concorda em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da oração.
Regras específicas vistas em aula:
1) Quando o sujeito é coletivo, o verbo fica sempre no singular. Porém, se o coletivo estiver especificado, o verbo pode ser conjugado no singular ou no plural. Exemplos:
A multidão ultrapassou o limite.
A multidão de fãs ultrapassou o limite.
A multidão de fãs ultrapassaram o limite.
2) Nas expressões "mais de", "menos de", "cerca de", o verbo concorda com o numeral. Exemplos:
Mais de uma mulher quis trocar as mercadorias.
Mais de duas pessoas chegaram antes do horário.
3) Com a expressão "um dos que", o verbo pode ser conjugado no singular ou no plural. Exemplos:
Ele foi um dos que mais contribuiu.
Ele foi um dos que mais contribuíram.
4) Na concordância com sujeito formado por pessoas gramaticais diferentes, o verbo vai para o plural e concorda com a pessoa, por ordem de prioridade. Exemplos:
Eu, tu e Cássio só chegaremos ao fim da noite.
(eu, 1.ª pessoa + tu, 2.ª pessoa + ele, 3.ª pessoa), ou seja, a 1.ª pessoa do singular tem prioridade e, no plural, ela equivale a nós, ou seja, "nós chegaremos".
Jair e eu conseguimos comprar um apartamento.
(eu, 1.ª pessoa + Jair, 3.ª pessoa). Aqui também é a 1.ª pessoa do singular que tem prioridade. No plural, ela equivale a nós, ou seja, "nós conseguimos".
5) Os verbos impessoais - haver, com sentido de existir, fazer, com sentido de tempo decorrido, e verbos que manifestam fenômenos naturais - sempre são conjugados na 3.ª pessoa do singular. Exemplos:
Havia muitos copos naquela mesa.
Faz cinco meses que me mudei.
Choveu muito nesse inverno.
22 de julho
- Aberto: segunda, 22 jul 2024, 00:00Vencimento: segunda, 5 ago 2024, 00:00