- Analisar linguisticamente os textos produzidos, considerando as relações lógico-semânticas entre as ideias, os recursos linguísticos empregados e o registro linguístico;
- Aprimorar a capacidade de síntese;
- Compreender a estrutura e o funcionamento dos referidos gêneros textuais a partir de sua análise e uso em situações comunicativas;
- Identificar as principais ideias dos textos, percebendo seu sentido global;
- Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, considerando seu contexto;
- Possibilitar a explicitação de conhecimentos prévios acerca dos gêneros textuais empregados em diversas situações comunicativas (entrevista, reportagem, leis, anúncio publicitário), bem como sobre os temas transversais a serem abordados nesta sequência didática (democracia, cidadania, Estatuto da Criança e do Adolescente);
- Produzir textos de gêneros textuais diversos, tendo em vista os domínios discursivos a que pertencem;
- Redimensionar os conhecimentos prévios a partir da análise de textos (verbais, visuais e sincréticos), discussões com os colegas, mediação do professor;