Atividades sobre IA como Apoio à Gestão

Grupo: Adriana, Rosângela, Luciana e Suzana

Grupo: Adriana, Rosângela, Luciana e Suzana

por Adriana dos Santos -
Número de respostas: 10

Na aula passada, pensamos na seguinte problemática:

Nível MACRO: Formação de professores para o uso de tecnologias em sala de aula e consequentemente, na gestão escolar

Nível MICRO:  Condições da estrutura tecnológica da escola e metodologias para o uso de tecnologias de forma efetiva com relação ao ensino e aprendizagem;


Segundo a IA esse problema poderia ser solucionado da seguinte forma:

  1. Adaptação Personalizada:

    • Plataformas de aprendizagem alimentadas por IA podem avaliar o desempenho individual dos professores com relação as formações nesta área; 
  2. Simulações Virtuais Controladas:

    • Ambientes virtuais, impulsionados por IA, oferecem simulações controladas de salas de aula, permitindo que os professores possam avaliar melhor os processos;
  3. Assistentes Virtuais Especializados:

    • Assistentes virtuais baseados em informações relevantes sobre a temática;
  4. Análise de Dados Educacionais:

    • A IA, aplicada à análise de dados educacionais, identifica padrões no uso da tecnologia em sala de aula. Essa análise orienta a personalização de programas de treinamento, atendendo às necessidades;
  5. Reconhecimento de Voz e Processamento de Linguagem Natural (PLN):

    • Ferramentas de reconhecimento de voz e PLN simplificam a interação dos professores com a tecnologia;
  6. Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA):

    • Ambientes de RV e RA oferecem experiências imersivas de treinamentos para professores e alunos;
  7. Avaliação Automatizada:

    • Ferramentas de IA permitem a avaliação personalizada de acordo com o nível de aprendizagem de cada indivíduo; 

Ao incorporar essas abordagens específicas, a IA surge como uma ferramenta crucial na elevação da competência dos professores para a aplicação de tecnologias na educação.


Acho que é isso! se as demais colegas do grupo acharem pertinente, podem complementar a resposta!


Att,



Em resposta à Adriana dos Santos

Re: Grupo: Adriana, Rosângela, Luciana e Suzana

por Rosângela Fraga Machado -
Muito bem colocada a sua resposta colega Adriana, creio que a mesma vem de encontro a situação problema a nível Macro pois na prática de nada serve a escola possuir uma Sala Maker se os profissionais, os professores que lá estão não estão preparados para trabalhar com a tecnologia.
Em resposta à Rosângela Fraga Machado

Re: Grupo: Adriana, Rosângela, Luciana e Suzana

por Rosângela Fraga Machado -
O Consenso de Pequim em 2019 publicado pela ONU declara oficialmente a integração da IA na educação para enfrentar os desafios de aprendizagem em vários aspectos:

Planejar políticas educacionais para aproveitar ao máximo a IA na educação do presente e do futuro.
Elaborar novos modelos educacionais que integrem a IA no desenvolvimento de melhores serviços, recursos e ferramentas educacionais para uma aprendizagem mais personalizada e remota.
Garantir que a IA capacite os professores em vez de substituí-los, criando programas que reforcem suas capacidades.
Preparar a próxima geração de profissionais com os valores e habilidades certos para a vida e o trabalho na era da IA.
Promover o uso equitativo e inclusivo da IA, removendo as barreiras de deficiência, status social ou econômico, origem étnica ou cultural ou localização geográfica, enfatizando a igualdade de gênero e garantindo o uso ético, transparente e verificável dos dados educacionais.
Em resposta à Rosângela Fraga Machado

Re: Grupo: Adriana, Rosângela, Luciana e Suzana

por Rosângela Fraga Machado -
Em resposta à Rosângela Fraga Machado

Re: Grupo: Adriana, Rosângela, Luciana e Suzana

por Rosângela Fraga Machado -
A presente atividade teve como objetivo principal a formação de professores para atender a Sala Maker que é um espaço para aprendizado prático e criativo, equipado com ferramentas e tecnologias para projetos físicos e experimentação incluindo hardware (computadores, impressoras 3D) e software (programas de design, codificação) para realizar as atividades na sala.
Este trabalho foi essencial para entender a necessidade que há em capacitar os educadores e orientar os alunos no uso efetivo da sala maker, cobrindo o domínio das ferramentas, estratégias de integração curricular e abordagens pedagógicas centradas no aluno atingindo então meus objetivos.
Em resposta à Rosângela Fraga Machado

Re: Grupo: Adriana, Rosângela, Luciana e Suzana

por Adriana dos Santos -
Olá Colegas e Professor,

Ao acessar a ferramenta do ChatGPT, conseguimos realizar algumas pesquisas a respeito da situação problema apresentada. Contudo, a ferramenta apresentou instabilidades nas respostas, ou seja, algumas frases desconexas e incompletas. Acredito que ainda precisamos de muita informação e atividades práticas para que possamos melhorar a compreensão sobre a ferramenta e de fato, utilizá-la da melhor maneira possível. Confesso que senti dificuldades ao formular as questões, de entender a lógica da qual devemos seguir para a formulação de questionamentos efetivos para as pesquisas. Contudo, entendo que as possibilidades de utilização da IA na educação e demais áreas, é imensa. Precisamos nos aperfeiçoar na utilização da mesma.
Em resposta à Rosângela Fraga Machado

Re: Grupo: Adriana, Rosângela, Luciana e Suzana

por Luciane Rodrigues de Bitencourt -
Prezado(s) Professor e Colegas,
Ao utilizar a ferramenta ChatGPT como auxílio para buscar soluções para a seguintes situação "formação continuada de professores para atender a Sala Maker" entendo que a referida ferramenta foi eficiente.
Ao utilizar a ferramenta foi possível perceber a importância do professor ter uma efetiva formação como um processo contínuo, onde ele possa conhecer a ferramenta, utilizá-la e testá-la para utilizar todo o potencial disponível.
Eu, pessoalmente, senti dificuldade ao utilizar a ferramenta, especialmente da formulação das questões (prompt), mas acredito que ao utilizar com mais frequência vamos adequando.
Em resposta à Adriana dos Santos

Re: Grupo: Adriana, Rosângela, Luciana e Suzana

por Suzana de Moura Einloft Salles -
OI professor!! Oi colegas!!! Só para exercitar esta habilidade: também pesquisei IA :

1) Etapa de introdução: apresentação de tecnologias mais utilizadas nas escolas.
-discussão sobre a importância da integração das tecnologias no ensino.

2) Etapa do conhecimento: treinamento sobre os recursos básicos das tecnologias, como o uso do computador, projeção multimídia, internet, etc...
- exploração de softwares e aplicativos  educacionais relevantes para as áreas específicas do ensino.

3) Etapa do aprendizado: capacitação em plataformas de aprendizagem online, como Moodle, Edmodo, Google Classroom, entre outras.

Ensino de práticas de ensino híbrido, que combinam atividades presenciais e online.

4) Etapa de aplicação: orientação sobre como desenvolver materiais didáticos digitais como apresentações , vídeos educacionais, quizzes online, etc... 
-exploração de estratégias de ensino utilizando recursos educacionais específicos.

5) Etapa de avaliação e acompanhamento: discussão de formas como avaliar o uso das tecnologias pelos professores  e seus impactos nas práticas de ensino.
-fornecimento de suporte contínuo para professores, por meio de oficinas , encontros e grupos de discussão.







Em resposta à Suzana de Moura Einloft Salles

Re: Grupo: Adriana, Rosângela, Luciana e Suzana

por Suzana de Moura Einloft Salles -
Boa noite ! Poderia pesquisar quais são as metodologias existentes que podem ser utilizadas pelos professores como ferramentas metodológicas em sala de aula
ChatGPT
Boa noite! Certamente, existem várias metodologias que os professores podem utilizar na sala de aula para tornar o processo de ensino mais eficaz e envolvente. Aqui estão algumas delas: 1. **Aula expositiva:** O professor apresenta o conteúdo de forma organizada e os alunos ouvem e fazem anotações. 2. **
Do utilizador
preciso de mais diversidade de metodologias
ChatGPT
Com certeza! Aqui mais algumas metodologias que os professores estão podendo considerar para diversificar ainda mais as abordagens de ensino: 16. **Teatro na educação (Teatro Educação):** U
Do utilizador
necessidade de métodos que utilizem os recursos tecnológicos
ChatGPT
Certamente, a integração de recursos tecnológicos na educação pode enriquecer significativamente o processo de ensino-aprendizagem. Aqui estão algumas metodologias que fazem uso desses recursos: 1. **Ensino online assíncrono:** Utilização de plataformas online para disponibilizar conteúdos, atividades e interações entre alunos e professores sem a necessidade de coincidências no tempo. 2. **
Do utilizador
continuar
ChatGPT
16. **Ensino por meio de blogs e wikis:** Criação de blogs para publicação de conteúdo educacional, reflexões dos alunos e colaboração em wikis para construção coletiva de conhecimento. 17. **E
Do utilizador
continuar
ChatGPT
31. **Ensino por meio de laboratórios remotos:** Acesso a experimentos e práticas em laboratórios virtuais que podem ser controlados remotamente, permitindo a participação em atividades práticas mesmo à distância. 32. **Ent




Mensagem ChatGPT…

ChatGPT pode cometer erros. Considere verificar informações importantes.
Em resposta à Suzana de Moura Einloft Salles

Re: Grupo: Adriana, Rosângela, Luciana e Suzana

por Suzana de Moura Einloft Salles -
Professor dentro das minhas monstruosas dificuldades referentes a utilização de tecnologia, estou muito motivada e desafiada a continuar "navegando" nesta praia. Primeiramente porque consegui acessar o chat GPT com relativa facilidade. Também consegui compreender como participar do fórum de discussão. É fato que as escolas e instituições de ensino estão cada vez mais engajadas e aparelhadas nesse universo tecnológico e como agentes do processo educacional, precisamos nos atualizar para garantir nossa participação nesse processo.
Em resposta à Suzana de Moura Einloft Salles

Re: Grupo: Adriana, Rosângela, Luciana e Suzana

por Suzana de Moura Einloft Salles -
Certamente, aqui estão mais algumas atividades que os professores podem incorporar em suas metodologias de ensino, fazendo uso de recursos tecnológicos: 46. **Desenvolvimento de Blogs de Classe:** Peça aos alunos para criar blogs onde eles podem compartilhar pensamentos, reflexões e projetos relacionados ao conteúdo da aula. Isso promove a expressão escrita e a interação online. 47.