Atividades sobre IA como Apoio à Gestão

Grupo Marina, Carolina, Elisena, Sabrina, Angéllica e Bianca.

Grupo Marina, Carolina, Elisena, Sabrina, Angéllica e Bianca.

por Marina Schnorr Grando -
Número de respostas: 15

Para iniciarmos...

Na aula:

- discutimos que alguns recursos chegam até as escolas, bons materiais, equipamentos e aparelhos, mas a internet é incompatível. Muitas vezes, não se consegue utilizar bem algumas ferramentas pela falta de internet.

- por parte do poder público, há um investimento baixo em formação dos professores para a correta e eficiente utilização educacional dos equipamentos, de modo que algumas professoras professores poderiam aproveitar melhor, e outras/os chegam a se recusar a utilizar.

-  falamos sobre o quanto a tecnologia contemporânea tem contribuído para a aceleração do pensamento, transtornos de ansiedade e desinteresse dos alunos pelas aulas que são mais teóricas e reflexivas.

Em resposta à Marina Schnorr Grando

Re: Grupo Marina, Carolina, Elisena, Sabrina.

por Caroline Bergamaschi dos Santos -
Oi boa noite
Marina Adiciona a Angélica e a Bianca no grupo. Obrigada 😉
Em resposta à Caroline Bergamaschi dos Santos

Re: Grupo Marina, Carolina, Elisena, Sabrina.

por Marina Schnorr Grando -
Ok. Desculpa, gurias. ;)
Em resposta à Marina Schnorr Grando

Re: Grupo Marina, Carolina, Elisena, Sabrina.

por Roselise Maria Borchardt -
Me adicionem também meninas
Em resposta à Roselise Maria Borchardt

Re: Grupo Marina, Carolina, Elisena, Sabrina.

por Marina Schnorr Grando -
ok, mas não sei como faz. Adicionei as outras colegas, mas não aparece mais a opção. Se alguém souber, ou puder fazer, agradeço.

Em resposta à Marina Schnorr Grando

Re: Grupo Marina, Carolina, Elisena, Sabrina.

por Caroline Bergamaschi dos Santos -
Outras questões também que levantamos e do uso das tecnologias por parte dos profissionais da educação! Como fazer com que aqueles que ainda tem resistência, aos poucos se apropriem e mostrar que a IA pode auxiliar como ferramenta.
Em resposta à Caroline Bergamaschi dos Santos

Re: Grupo Marina, Carolina, Elisena, Sabrina.

por Angélica Biff -
E pensando por outro viés, se os professores se apropriarem da IA pode ser uma forma de criar projetos pedagógicos inovadores, tornando o ensino mais dinâmico.
Em resposta à Angélica Biff

Re: Grupo Marina, Carolina, Elisena, Sabrina.

por Bianca Daniela Arnold -
Olá, colegas! Em um mundo onde temos a informação na palma da mão, do lado do professor, a tecnologia e a IA pode ser usada para aprimorar a atuação como mediador e curador do conteúdo.
Em resposta à Caroline Bergamaschi dos Santos

Re: Grupo Marina, Carolina, Elisena, Sabrina.

por Caroline Bergamaschi dos Santos -
Achei essa sugestão para otimizar o tempo do professor usando a IA:
Suporte de IA para projetar material didático personalizado
Embora os professores tenham as melhores intenções de aprimorar suas aulas, devemos considerar que nem sempre eles têm tempo ou recursos para atender às necessidades didáticas de cada aluno de maneira personalizada.

Hoje podemos contar com IA para acessar conteúdos pensados especificamente para determinado grupo ou aluno. Empresas como a Content Technologies trabalham há anos na criação de IA capaz de definir quais são os conteúdos, recursos e ferramentas mais adequados para um perfil específico.

De aplicativos a livros didáticos e conteúdo multimídia, essa IA estabelece quais materiais terão o maior impacto pedagógico no aluno-alvo. Outros sistemas semelhantes podem até criar automaticamente testes a partir de conteúdo anterior, reduzindo o tempo de preparação para exames em até 80%.
Em resposta à Marina Schnorr Grando

Re: Grupo Marina, Carolina, Elisena, Sabrina, Angéllica e Bianca.

por Roselise Maria Borchardt -
-penso que também o uso abusivo da tecnologia tem criado uma geração com dificuldades de socializar verdadeiramente
Em resposta à Marina Schnorr Grando

Re: Grupo Marina, Carolina, Elisena, Sabrina, Angéllica e Bianca.

por Elisena Cristiani Battistella Maidana -

Sobre a questão dos recursos que chegam até as escolas  mas a internet é insuficiente, o que impede a utilização das diversas ferramentas disponíveis:

A Inteligência Artificial pode ser utilizada de várias maneiras para otimizar o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas escolas, mesmo em conexões de internet lentas. 

Por exemplo:

1.Compressão de dados: Implementar algoritmos de compressão para reduzir o tamanho dos arquivos, permitindo o acesso mais rápido a recursos online.

2. Priorização de conteúdo: IA pode ajudar a identificar e priorizar os recursos mais importantes ou frequentemente acessados, permitindo um armazenamento local otimizado para acesso rápido, minimizando a dependência da conexão de internet.

3. Sistemas de cache inteligente: Criar sistemas de cache inteligentes que armazenam localmente conteúdos frequentemente acessados, reduzindo a necessidade de baixar repetidamente esses dados da internet.

4. Agendamento de uso: IA pode ser usada para planejar e agendar o uso da internet em horários de menor demanda, minimizando a competição por largura de banda.

5. Personalização do aprendizado: Implementar sistemas de IA que ofereçam conteúdo personalizado, adaptando-se às necessidades dos alunos, minimizando a dependência de conexões em tempo real.

6. Ferramentas de colaboração offline: Desenvolver ferramentas que permitam a colaboração e o aprendizado offline, sincronizando automaticamente quando houver uma conexão disponível.

Essas abordagens ajudam a mitigar os desafios de uma conexão lenta à internet, permitindo um uso mais eficiente e eficaz das TICs nas escolas.

Em resposta à Marina Schnorr Grando

Re: Grupo Marina, Carolina, Elisena, Sabrina, Angéllica e Bianca.

por Marina Schnorr Grando -
No caso da gestão de escola privada, de Educação Infantil, para partir de um exemplo que vivencio, estou utilizando a IA para trazer estruturas de documentos que são utilizados com frequência, e podem ser elaborados em segundos pelo ChatGPT, por exemplo. É o caso de atas de atendimentos, estruturas de pareceres descritivos, contratos de prestação de serviço, elaboração de projetos necessários à comunidade escolar, consulta de conhecimentos gerais que possam emergir.
Obviamente, como extraído do próprio ChatGPT: "...é crucial equilibrar o uso da IA com a orientação de educadores qualificados e garantir que as crianças também desenvolvam habilidades sociais, emocionais e éticas ao longo de sua educação. A supervisão humana é essencial para garantir uma aplicação ética e eficaz da inteligência artificial na educação infantil."
Em resposta à Marina Schnorr Grando

Re: Grupo Marina, Carolina, Elisena, Sabrina, Angéllica e Bianca.

por Bianca Daniela Arnold -
Parecer Descritivo

Nome da Criança: [Inserir o nome da criança]

Características Gerais da Criança:
[Inserir algumas características específicas da criança, como seu temperamento, interesses, comportamento em grupo, etc.]

Desenvolvimento das Habilidades ao Longo do Semestre:

Durante este semestre, observamos com entusiasmo o progresso e as conquistas significativas de [Nome da Criança] no âmbito das experiências educativas propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil. No que se refere aos campos de experiência, destacamos:

O Eu, o Outro e o Nós:
[Nome da Criança] tem demonstrado um notável avanço na interação com seus pares e adultos, mostrando-se participativa nas atividades em grupo. Ela expressa seus pensamentos, emoções e necessidades de forma clara e assertiva, contribuindo para a construção de relações interpessoais saudáveis no ambiente escolar.

Corpo, Gestos e Movimentos:
Ao longo deste período, notamos o desenvolvimento da coordenação motora fina e ampla de [Nome da Criança], evidenciada em suas habilidades para realizar atividades que demandam precisão e controle dos movimentos, como recortar, desenhar e brincar com jogos que estimulam a coordenação.

Traços, Sons, Cores e Formas:
A criança demonstra grande interesse e criatividade nas atividades artísticas, explorando diferentes materiais e técnicas para expressar suas ideias. Suas produções revelam uma compreensão cada vez mais refinada de traços, cores e formas, evidenciando um notável desenvolvimento da sua expressão artística.

Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação:
[Nome da Criança] tem mostrado uma evolução significativa em sua oralidade. Ela se comunica de maneira clara e compreensível, expressando ideias, desejos e narrativas. Além disso, sua capacidade de contar até 30 demonstra uma boa compreensão dos números e do desenvolvimento da linguagem numérica.

Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações:
Durante atividades lúdicas e de organização do tempo, [Nome da Criança] tem mostrado interesse em explorar noções de temporalidade, sequência e quantidade. Sua participação em brincadeiras simbólicas tem favorecido a compreensão de conceitos temporais e de relações espaciais.

Participação da Família:
A participação ativa da família de [Nome da Criança] tem sido notável no decorrer deste semestre. O envolvimento e apoio dos pais têm contribuído significativamente para o desenvolvimento socioemocional e cognitivo da criança, além de fortalecer a parceria entre escola e família na construção do seu processo educativo.

Em síntese, [Nome da Criança] tem revelado um progresso notável em diversas áreas, demonstrando um engajamento ativo nas atividades propostas e uma postura curiosa diante das aprendizagens. Seu desenvolvimento global e suas conquistas são motivo de satisfação para toda a equipe pedagógica.

Atenciosamente,

[Seu Nome]
[Função/ Cargo na Instituição Escolar]
Em resposta à Bianca Daniela Arnold

Re: Grupo Marina, Carolina, Elisena, Sabrina, Angéllica e Bianca.

por Bianca Daniela Arnold -
Ao longo da aula do dia 28 de novembro o grupo discutiu acerca do uso da IA para a organização de ideias para elaborar pareceres descritivos.
Em resposta à Bianca Daniela Arnold

Re: Grupo Marina, Carolina, Elisena, Sabrina, Angéllica e Bianca.

por Angélica Biff -
É importante escolher os termos corretos para formular o prompt e ir refinando conforme as características do documento que se quer criar.
É uma ferramenta importante que pode qualificar os processos pedagógicos.
Em resposta à Bianca Daniela Arnold

Re: Grupo Marina, Carolina, Elisena, Sabrina, Angéllica e Bianca.

por Marina Schnorr Grando -
Os Pareceres de crianças portadoras de deficiência, superdotação ou transtornos também são complementados pela IA, em conjunto com a produção textual do professor, que vai adaptar com os aspectos de maior relevância para aquele aluno. Mas o prompt encurta o caminho e otimiza o tempo.