Literatura Marginal

Literatura Marginal

Literatura Marginal

Número de respostas: 13
Depois da leitura e de assistir o vídeo, quero saber o que vocês refletiram sobre Literatura Marginal. Como o Ferréz diz no vídeo, um outro nome pra esse movimento é Literatura Periférica, mas ele particularmente não gosta dessa alcunha porque dá ideia de que existe uma tal de literatura que seria central. O que vocês imaginam que seja essa "literatura central"? Será que todo mundo "pode" ler e fazer literatura? Vocês já tinham ouvido falar em Literatura Marginal?
Em resposta à Primeiro post

Re: Literatura Marginal

por AUGUSTO DA SILVA CAMARGO -
A literatura central seria a literatura mais formal, diferente da literatura marginal.
É claro que todo mundo pode ler e fazer literatura, porém, pode ser que dependendo da pessoa, o tipo de literatura dela não seja aceito por certas pessoas.
Eu nunca ouvi falar de literatura marginal.
Em resposta à Primeiro post

Re: Literatura Marginal

por Júlia Ferraz da Luz Borcioni Madruga -
Acredito que, na visão dele a literatura central seja aquela dominante, que não questiona o sistema e não apresenta as suas contradições, ao contrário da literatura marginal. Todos podem ler, porém a dificuldade em fazer literatura é imposta por uma sociedade que se interessa somente em consumir textos e obras que não lhe causem desconforto e questionamentos. Já tive contato com esse tipo de literatura, sem saber que se classificava como marginal.
Em resposta à Primeiro post

Re: Literatura Marginal

por Augusto Tibola dos Santos -
Pra mim, literatura central seria a mais correta, na teoria, com maior formalidade.
Todos podem ler e fazer literatura, agora, entender é outra coisa.
Nunca tinha ouvido falar em literatura marginal
Em resposta à Augusto Tibola dos Santos

Re: Literatura Marginal

por Natan Dias Barbosa -

Resposta à opinião do Augusto Tibola: Mas se você usar como critério a formalidade para classificar uma literatura como correta, não é de certa forma uma espécie de elitismo? Nem todas as camadas da sociedade atual têm direito a uma educação de qualidade por exemplo, mas nem por isso a literatura delas deve ser classificada como "incorreta"... Além disso, diferentes textos possuem diferentes finalidades, as vezes um texto formal não irá se encaixar tão bem em determinado assunto.

Em resposta à Primeiro post

Re: Literatura Marginal

por Gabriela Casaroto -
Literatura central seria o uso da gramática "correto". Como Ferréz disse, todos podem fazer e ler literatura. Nunca
Em resposta à Primeiro post

Re: Literatura Marginal

por Isabela Rezer -
A "literatura central" é entendida como amplamente reconhecida e valorizada, então procura refletir experiências e perspectivas de grupos sociais privilegiados.
A noção elitista de que só certos grupos têm o direito ou a capacidade de criar e consumir literatura é o que a literatura marginal desafia e concordo, já que é um direito de todos se expressar e representar lutas na sociedade.
Nunca tinha ouvido falar sobre, mas vou consumir mais dessa literatura.
Em resposta à Primeiro post

Re: Literatura Marginal

por Luísa Müller Lubenov -
A literatura central seria a literatura que a maioria das pessoas lê, que não questiona o nada e não trás muitas reflexões, seria o que as pessoas de classes sociais mais altas dizem que é bom, assim se tornando mais influente e valorizada. Todo mundo pode ler e fazer literatura, mas sabemos que na prática a maioria das pessoas que consome e produz literatura são pessoas com maior nível de escolaridade, com maior poder aquisitivo e que tem mais acesso a livros e estudos.
Eu nunca tinha ouvido falar em literatura marginal
Em resposta à Primeiro post

Re: Literatura Marginal

por Matheus Cavagni Antunes -
Pra mim, literatura central seria a mais correta forma da linguagem.
Todos podem ler e fazer literatura.
Nunca tinha ouvido falar sobre a literatura marginal.
Em resposta à Primeiro post

Re: Literatura Marginal

por Natan Dias Barbosa -

"Literatura Central" (partindo do princípio que exista uma "Literatura Periférica) é o conceito de que essa é a literatura principal, e que hierarquicamente está acima da periférica, fazendo com que a Literatura Marginal, quando aplicada ao termo "periférica", pareça menos importante. No caso, não estaria a subdividindo em um tipo de literatura, mas sim, estaria dividindo a própria literatura em duas partes, criando um "grau de importância" devido ao uso indevido das palavras "central' e "periférica".

Respondendo a sua segunda pergunta: sim, qualquer pessoa pode tanto ler como produzir literatura. Já se foi a época em que a literatura era de difícil acesso às camadas externas àquelas de alto poder aquisitivo, tanto que hoje em dia é de extrema importância que todos possamos ter acesso a literatura, não só para adquirirmos conhecimento, como também para compartilharmos culturas por exemplo.

Eu nunca tinha ouvido falar de Literatura Marginal, achei interessante.

Em resposta à Primeiro post

Re: Literatura Marginal

por Ana Luiza Picoli de Souza -
Eu não tinha ouvido falar em literatura marginal, e o Ferréz à retrata de uma maniera que é fácil de entender o que é, e como é importante, só olhar quantos escritores publicaram seus próprios livros depois de publicarem na Caros Amigos. Acho que a literatura central seria algo mais acadêmico, ou como o Ferréz mesmo diz, um castelo de marfim, e partindo de um ponto que exista essas duas literaturas, a literatura marginal é diferente, o jeito da escrita, as impressões, e como com certeza ela deve mostrar outros pontos de vista sobre a vida.
Acho que hoje com o maior acesso a informação que temos, qualquer pessoa pode ler e fazer literatura, mas a literatura pode ser entendida de diferentes maneiras, principalmente porque nem todas as camadas da sociedade tem acesso a mesma educação ou a até uma educação de qualidade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Literatura Marginal

por Victória de Albuquerque Barcellos -
A literatura “central” seria uma literatura de forma mais formal, com a norma culta padrão, diferente da literatura marginal que usa gírias entre outras coisas.Na minha opinião, todos podem ler e fazer literatura, mesmo que a pessoa não saiba escrever da forma “correta” e aceita pela sociedade.Nunca tinha ouvido falar na “Literatura Marginal”.