Literatura Marginal

Literatura Marginal

Literatura Marginal

Número de respostas: 13
Depois da leitura e de assistir o vídeo, quero saber o que vocês refletiram sobre Literatura Marginal. Como o Ferréz diz no vídeo, um outro nome pra esse movimento é Literatura Periférica, mas ele particularmente não gosta dessa alcunha porque dá ideia de que existe uma tal de literatura que seria central. O que vocês imaginam que seja essa "literatura central"? Será que todo mundo "pode" ler e fazer literatura? Vocês já tinham ouvido falar em Literatura Marginal?
Em resposta à Primeiro post

Re: Literatura Marginal

por AUGUSTO DA SILVA CAMARGO -
A literatura central seria a literatura mais formal, diferente da literatura marginal.
É claro que todo mundo pode ler e fazer literatura, porém, pode ser que dependendo da pessoa, o tipo de literatura dela não seja aceito por certas pessoas.
Eu nunca ouvi falar de literatura marginal.

por Júlia Ferraz da Luz Borcioni Madruga -
Acredito que, na visão dele a literatura central seja aquela dominante, que não questiona o sistema e não apresenta as suas contradições, ao contrário da literatura marginal. Todos podem ler, porém a dificuldade em fazer literatura é imposta por uma sociedade que se interessa somente em consumir textos e obras que não lhe causem desconforto e questionamentos. Já tive contato com esse tipo de literatura, sem saber que se classificava como marginal.

por Augusto Tibola dos Santos -
Pra mim, literatura central seria a mais correta, na teoria, com maior formalidade.
Todos podem ler e fazer literatura, agora, entender é outra coisa.
Nunca tinha ouvido falar em literatura marginal
Em resposta à Augusto Tibola dos Santos

por Natan Dias Barbosa -

Resposta à opinião do Augusto Tibola: Mas se você usar como critério a formalidade para classificar uma literatura como correta, não é de certa forma uma espécie de elitismo? Nem todas as camadas da sociedade atual têm direito a uma educação de qualidade por exemplo, mas nem por isso a literatura delas deve ser classificada como "incorreta"... Além disso, diferentes textos possuem diferentes finalidades, as vezes um texto formal não irá se encaixar tão bem em determinado assunto.

por Gabriela Casaroto -
Literatura central seria o uso da gramática "correto". Como Ferréz disse, todos podem fazer e ler literatura. Nunca

por Isabela Rezer -
A "literatura central" é entendida como amplamente reconhecida e valorizada, então procura refletir experiências e perspectivas de grupos sociais privilegiados.
A noção elitista de que só certos grupos têm o direito ou a capacidade de criar e consumir literatura é o que a literatura marginal desafia e concordo, já que é um direito de todos se expressar e representar lutas na sociedade.
Nunca tinha ouvido falar sobre, mas vou consumir mais dessa literatura.

por Luísa Müller Lubenov -
A literatura central seria a literatura que a maioria das pessoas lê, que não questiona o nada e não trás muitas reflexões, seria o que as pessoas de classes sociais mais altas dizem que é bom, assim se tornando mais influente e valorizada. Todo mundo pode ler e fazer literatura, mas sabemos que na prática a maioria das pessoas que consome e produz literatura são pessoas com maior nível de escolaridade, com maior poder aquisitivo e que tem mais acesso a livros e estudos.
Eu nunca tinha ouvido falar em literatura marginal

por Matheus Cavagni Antunes -
Pra mim, literatura central seria a mais correta forma da linguagem.
Todos podem ler e fazer literatura.
Nunca tinha ouvido falar sobre a literatura marginal.

por Natan Dias Barbosa -

"Literatura Central" (partindo do princípio que exista uma "Literatura Periférica) é o conceito de que essa é a literatura principal, e que hierarquicamente está acima da periférica, fazendo com que a Literatura Marginal, quando aplicada ao termo "periférica", pareça menos importante. No caso, não estaria a subdividindo em um tipo de literatura, mas sim, estaria dividindo a própria literatura em duas partes, criando um "grau de importância" devido ao uso indevido das palavras "central' e "periférica".

Respondendo a sua segunda pergunta: sim, qualquer pessoa pode tanto ler como produzir literatura. Já se foi a época em que a literatura era de difícil acesso às camadas externas àquelas de alto poder aquisitivo, tanto que hoje em dia é de extrema importância que todos possamos ter acesso a literatura, não só para adquirirmos conhecimento, como também para compartilharmos culturas por exemplo.

Eu nunca tinha ouvido falar de Literatura Marginal, achei interessante.

por Ana Luiza Picoli de Souza -
Eu não tinha ouvido falar em literatura marginal, e o Ferréz à retrata de uma maniera que é fácil de entender o que é, e como é importante, só olhar quantos escritores publicaram seus próprios livros depois de publicarem na Caros Amigos. Acho que a literatura central seria algo mais acadêmico, ou como o Ferréz mesmo diz, um castelo de marfim, e partindo de um ponto que exista essas duas literaturas, a literatura marginal é diferente, o jeito da escrita, as impressões, e como com certeza ela deve mostrar outros pontos de vista sobre a vida.
Acho que hoje com o maior acesso a informação que temos, qualquer pessoa pode ler e fazer literatura, mas a literatura pode ser entendida de diferentes maneiras, principalmente porque nem todas as camadas da sociedade tem acesso a mesma educação ou a até uma educação de qualidade.

por Victória de Albuquerque Barcellos -
A literatura “central” seria uma literatura de forma mais formal, com a norma culta padrão, diferente da literatura marginal que usa gírias entre outras coisas.Na minha opinião, todos podem ler e fazer literatura, mesmo que a pessoa não saiba escrever da forma “correta” e aceita pela sociedade.Nunca tinha ouvido falar na “Literatura Marginal”.