Literatura Marginal
É claro que todo mundo pode ler e fazer literatura, porém, pode ser que dependendo da pessoa, o tipo de literatura dela não seja aceito por certas pessoas.
Eu nunca ouvi falar de literatura marginal.
2.não
Todos podem ler e fazer literatura, agora, entender é outra coisa.
Nunca tinha ouvido falar em literatura marginal
Resposta à opinião do Augusto Tibola: Mas se você usar como critério a formalidade para classificar uma literatura como correta, não é de certa forma uma espécie de elitismo? Nem todas as camadas da sociedade atual têm direito a uma educação de qualidade por exemplo, mas nem por isso a literatura delas deve ser classificada como "incorreta"... Além disso, diferentes textos possuem diferentes finalidades, as vezes um texto formal não irá se encaixar tão bem em determinado assunto.
A noção elitista de que só certos grupos têm o direito ou a capacidade de criar e consumir literatura é o que a literatura marginal desafia e concordo, já que é um direito de todos se expressar e representar lutas na sociedade.
Nunca tinha ouvido falar sobre, mas vou consumir mais dessa literatura.
Sim qualquer um pode fazer literatura.
Nunca ouvi falar.
Eu nunca tinha ouvido falar em literatura marginal
Todos podem ler e fazer literatura.
Nunca tinha ouvido falar sobre a literatura marginal.
"Literatura Central" (partindo do princípio que exista uma "Literatura Periférica) é o conceito de que essa é a literatura principal, e que hierarquicamente está acima da periférica, fazendo com que a Literatura Marginal, quando aplicada ao termo "periférica", pareça menos importante. No caso, não estaria a subdividindo em um tipo de literatura, mas sim, estaria dividindo a própria literatura em duas partes, criando um "grau de importância" devido ao uso indevido das palavras "central' e "periférica".
Respondendo a sua segunda pergunta: sim, qualquer pessoa pode tanto ler como produzir literatura. Já se foi a época em que a literatura era de difícil acesso às camadas externas àquelas de alto poder aquisitivo, tanto que hoje em dia é de extrema importância que todos possamos ter acesso a literatura, não só para adquirirmos conhecimento, como também para compartilharmos culturas por exemplo.
Eu nunca tinha ouvido falar de Literatura Marginal, achei interessante.
Acho que hoje com o maior acesso a informação que temos, qualquer pessoa pode ler e fazer literatura, mas a literatura pode ser entendida de diferentes maneiras, principalmente porque nem todas as camadas da sociedade tem acesso a mesma educação ou a até uma educação de qualidade.